terça-feira, 18 de abril de 2017

BAFATÁ: MISSA CRISMAL




Na terça-feira Santa, dia 11 de abril, foi celebrada a Missa Crismal na Sé Catedral de Bafatá. A celebração, presidida por D. Pedro Zilli, contou com a presença da maioria dos sacerdotes na diocese, consagradas, consagrados, leigos missionários e representantes das paróquias e missões. 

Contou com presenças muito especiais, a quem Dom Pedro agradeceu de coração: Dom José Palmeira Lessa, arcebispo emérito de Aracaju, Sergipe, Irmã Maria Salete Costa, Superiora Geral da Congregação Santa Terezinha, que tem irmãs em Contuboel e sua Conselheira Geral Irmã Gilvanda, missionária entre nós por alguns anos. Além do Dom Lessa, Irmãs Salete e Gilvanda, Dom Pedro deu boas vindas aos novos missionários na Diocese e saudou a Dra. Gabriela Poças, que está em Gabu, hóspede da Nova Aliança, para uma experiência missionária de 02 meses. Agradeceu-lhe pela sua amável presença em favor dos doentes e dos mais carenciados.

Na homilia, Dom Pedro sublinhou sua alegria dizendo “sinto-me feliz por poder estar presidindo, mais uma vez, a Missa do Crisma. Penso que todos nós devemos estar felizes pelo fato de a nossa Diocese, na sua comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja, estar reunida para uma celebração tão solene. Felizes por que nos unimos aos bispos e toda a Diocese de Bissau neste aniversário de 40 anos de criação pelo Papa Paulo VI. Teremos a alegria de ver nossos sacerdotes renovando suas promessas sacerdotais. Acompanharemos com fé a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do crisma”.


No final da homilia, Dom Pedro disse: “Maria deu Cristo à humanidade; e também o sacerdote deve dar Cristo à humanidade. Maria mediante a Encarnação e mediante a efusão da graça, da que Deus a preencheu; o Sacerdote através do poder da Ordem sacra”.





Após à celebração, como de costume, os participantes viveram um momento de alegria, com um fraterno almoço, que Dom Pedro chama de “almoço de agradecimento por todo o bem que se faz nas missões e nos serviços centrais da Diocese durante todo o ano”.

Pe. Daniel, Dom Pedro, Dom Lessa, Pe. Daniel




Nenhum comentário:

Postar um comentário