segunda-feira, 17 de abril de 2017

BAFATÁ: FORMAÇÃO SILC - PSP




De 28 de março a 06 de abril, nas instalações na Missão Católica de Bafatá, 21 Agentes de Terreno – AT -, participaram da formação SILC – PSP (Savings and Internal Lending Communities) Comunidade de Poupança de Crédito Interno – Prestador de Serviço Privado.
A formação fundada na parceria entre o CRS - Catholic Relief Services - e o Conselho Cáritas de Bafatá, visava preparar os agentes de terreno para atuar na melhoria das condições de vida da população das Regiões de Bafatá e Gabu, através da integração efetiva da metodologia SILC-PSP. O projeto irá apoiar a organização e a formação de pessoas desfavorecidas em grupos comunitários a fim de criar Poupança e Crédito Internos que facilitarão o  acesso a serviços financeiros e, assim, aumentar a inclusão social.



Durante os 10 dias, os 21 participantes aprofundaram a compreensão da implementação e funcionamento da metodologia SILC nas tabankas. Inicialmente serão 8 agentes na Região de Bafatá e 8 na Região de Gabú. Cada agente deverá formar 6 grupos.  Os outros 5 ficarão de suplentes.
Na segunda-feira, dia 03 de abril, Dom Pedro Zilli esteve visitando o grupo. Desejou a todos um frutuoso serviço em prol do bem do público alvo e do desenvolvimento das duas Regiões.


Na quinta-feira dia 6 de abril, na cerimonia de encerramento com a presença do Pe. Lucio Brentegani, coordenador do Conselho Cáritas, houve uma partilha de como os participantes viveram os dias de formação, tendo dado a palavra de que irão empenhar-se para o bom êxito do projeto.


Conjuntamente com as atividades geradoras de rendimentos: agricultura, comercio, produção de animais, educação e saúde, os grupos se encontrarão para refletir sobre a paz. No fim do projeto em março 2018, a SILC quer atingir 4.000 membros, 2.000 em Bafatá e 2.000 em Gabú. Durante a realização do Projeto, os Agentes de Terreno receberão um subsidio e material de trabalho que inclui bicicletas e cofres. As entregas já foram iniciadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário