domingo, 16 de abril de 2017

EMPADA: PRÉ-JORNADA DA JUVENTUDE




Nos dias 02 a 04 de abril, domingo a terça-feira, teve lugar, na Paróquia Nossa senhora Consolata, em Empada, concretamente na comunidade de Darsalam, a Pré-jornada paroquial da juventude e adolescência católica.  



O evento, que refletiu sobre a Mensagem do Papa Francisco aos jovens do mundo inteiro em preparação da 32ª Jornada Mundial da Juventude 2017, que tem como tema “Grandes coisas fez em mim o Omnipotente” (Lc 1,49) e que contou com participação de mais de 150 jovens e adolescentes, foi marcado com palestras, jogos e celebrações. Tendo presente o tema da Jornada, Pe. Dingana Siga, coordenador da juventude a nível do Setor Pastoral Sul, salientou alguns aspetos referidos pelo Papa na Mensagem: ser jovem não significa desconectar-se do passado por que as gerações se enriquecem mutuamente com o seu património cultural; muitos dizem que os jovens são “desmemoriados” e que o Papa disse não concordar, mas os jovens devem cultivar a capacidade de reflexão. 


Eles que força, mas os velhos têm sabedoria e memória.  Por isso os jovens têm que procurar os velhos para deles receber a sabedoria como Nossa Senhora recebeu dos seus pais e avós aquilo que ela exaltou no canto do Magnificat. Pe. Dingana salienta que, por último, o Papa propôs aos jovens um programa de vida que passa diariamente por uma avaliação de cada dia e que se conclui com um oferecimento à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário