domingo, 23 de dezembro de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



Nos dias 16 e 17 de outubro, terça e quarta-feira, o Secretariado Diocesano de Pastoral, da diocese Bafatá, reuniu-se no Salão “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta”, da Cúria diocesana.
Dentro do contexto do Projeto Pastoral do triênio 2018-2021, “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”, os cerca de 20 participantes - Vigário Geral, os Delegados do Bispo nos Setores Pastorais, os Coordenadores das Comissões diocesanas e demais Sacerdotes na Diocese – encontraram-se para a apresentação do Projeto Pastoral para o ano 2018-2019: “BO BIN, NO BAI”, um convite à vivência de uma “Igreja em saída”. Foi elaborado o calendário das ações pastorais das comissões diocesanas de pastoral e da Caritas Diocesana.
Na celebração da Santa Missa do dia 17, “Memoria de Santa Inácio de Antioquia”, Dom Pedro agradeceu o Pe. Giuseppe Pizzoli “por todo o serviço realizado na Paróquia São Daniel Comboni, no economato da Diocese e na coordenação do Conselho Permanente de Pastoral”. Desejou-lhe “boa missão”, em Roma, na função de Diretor do Centro Missionário Nacional e Diretor das Pontifícias Obras Missionárias Italianas.
Agradeceu o Diácono Pedro Avelino Lang e sua esposa Salete Teresinha Lang que, depois de 04 anos, iniciando a Missão Católica “São Paulo VI”, em Quebo, retornarão ao Brasil nos finais deste mês de outubro. 

No final do encontro, Pe. Pizzoli agradeceu “Dom Pedro por primeiro”; agradeceu a Deus e a todos “pelos 05 anos muito ricos de experiencia missionaria vividos na Guiné. Foi a realização de um sonho o ter vindo para a África”.   Acrescentou: “vou sentir saudades da Paróquia São Daniel Comboni e da Diocese de Bafatá”.
O Diácono Pedro realçou que o tempo passado na Guiné, “foi muito vivo na família e na comunidade desde 2014”. Disse que ele e a Salete “estão agradecidos a Deus pela oportunidade única de uma linda vivência com a comundiade”. Enfatizou que “sair da Guiné para o Brasil será uma tarefa mais difícil do que sair do Brasil para a Guiné…”.  Disse que “continuarão ligados à missão no empenho do serviço missionário nas Dioceses e Arquidioceses do Paraná”.
Dom Pedro agradeceu a Dra. Luana Saragiotto Gomes que veio à Guiné por 03 meses – finais de agosto até finais de novembro – tendo já prestando um maravilhoso serviço no Hospital Carlotta de Tite e atualmente no de Quebo. Visitará Contuboel, Gabu para consultas médicas. Luana disse que “se pudesse, continuaria na Guiné”. Agradeceu a Dom Pedro, Tite, Quebo e a todos “pelo bom acolhimento”.


Dom Pedro deu “boas vindas” ao  Pe. Avito José Fernandes de Araujo, recém-chegado dos estudos em Roma, com Licenciatura em Teologia Bíblica. Pe. Avito disse que não foi nada fácil, mas que foi um tempo muito proveitoso. Disse estar disposto a colaborar com todos, “como sempre fiz”, salienta.
Dom Pedro deu “boas vindas” a Pe. Augusto Mutna que, depois de 02 anos na Arquidiocese de Acerenza, na Itália, para um período sabático, retornou à Diocese, mais concretamente, em Empada como pároco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário