domingo, 23 de dezembro de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: 41ª REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL




Nos dias 17 e 18 de outubro – Quarta à tarde e Quinta-feira de manhã- no Salão “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta”, da Cúria diocesana, teve lugar a 41ª reunião do Conselho Presbiteral. Esta foi a primeira reunião do novo Conselho depois da eleição no dia 25 de junho passado.
Um ponto importante da reunião foi o da necessidade de “um olhar mais profundo sobre a situação econômica das paróquias confiadas ao Clero Diocesano”. Para isto, foi retomada a Ata Número 01 da reunião do clero diocesano local de 23 e 24 de março de 2011. Lá se falou da urgência da "formação do grupo de reflexão sobre os projetos diocesanos". Na ocasião, foi criada uma Comissão composta por alguns membros e compreendia 04 âmbitos: formação, construção, reestruturação e meios de transporte.

Na reunião, a Comissão que foi restaurada com a finalidade de fazer o levantamento das necessidades, elaboração de projetos, sobretudo nas paróquias confiadas ao clero diocesano, ficou assim composta: Pe. Daniel Aliou Mane (coordenador), Pe. Lucio Brentegani, Pe Admir Isnaba Pereira Tamba, Pe. Dingana Siga.
Falando de economia, recordou-se a importância de fazer funcionar o Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos; Foi feita a apresentação da atual situação econômica da Diocese, mais precisamente da cúria diocesana.
O Conselho Presbiteral deu o seu parecer sobre o Projeto Pastoral para o triênio 2018-2021 – "A Igreja anuncia o Evangelho com alegria" e sobre como transcorreu o Secretariado Diocesano de Pastoral em Bafatá, nos dias 16 e 17 deste mês de outubro.

Foi dito, entre outros aspectos, que o “livrinho” que contem o Projeto, promulgado, por Dom Pedro, no dia 16 de julho de 2018, foi “muito bem feito, a partir de uma adequada preparação com o precioso apoio da Diocese de Verona”; que as reuniões do Secretariado foram muito bem preparadas; os temas do Projeto vêm de encontro das necessidades da Diocese na sua atuação pastoral; a elaboração do Projeto revelou que a Diocese fez um “avanço significativo” na sua reflexão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário