quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

CONFERÊNCIA EPISCOPAL REUNIU-SE





A Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, reuniu-se, nos dias 12 a 18 de novembro, no Foyer de Charité do Cap de Biches, na Arquidiocese de Dakar (Senegal).
A sessão iniciou-se com um dia de retiro animado pelo Pe. Pascal Fap Téning DIOME, da Arquidiocese de Dakar, Coordenador diocesano dos Movimentos de Apostalado e Coordenador nacional do Apostolado dos Leigos, sobre o tema: “A espiritualidade das JMJ e os desafios da juventude: qual conversão pastoral para nós Pastores?”.
A cerimônia de abertura da sessão, presidida por Sua Excelência, Dom José CÂMNATE NA BISSIGN, Bispo de Bissau e Presidente da Conferência Episcopal, teve lugar na terça-feira, dia 13 de novembro, na presença de Sua Excelência Dom Michael W. BANACK, Núncio Apostólico no Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mauritânia.
O Núncio Apostólico transmitiu aos bispos, as saudações do Santo Padre, o Papa Francisco, o seu apoio e a certeza de sua solicitude paternal. Ele colheu a ocasião para felicitar os bispos, em nome do Santo Padre, pelo “generoso zelo pastoral”, e para transmitir ao conjunto das Comunidades cristãs da Conferência Episcopal, a vibrante homenagem do Papa pelo bom testemunho e seu dinamismo na vida da Igreja. Ele alegrou-se pelo estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República Islâmica da Mauritânia.
Seguiu-se uma partilha frutuosa em torno de pontos concernentes à vida da Igreja universal, em particular referente ao Sínodo dos bispos, realizado em Roma, no passado mês de outubro, sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Os bispos debruçaram-se essencialmente sobre a elaboração da tradicional Exortação para a Quaresma, destinada a todos os fiéis cristãos. Com o tema: “A fé em Jesus Cristo e nossos atos”. Convidaram todos os fiéis católicos, em particular, e os homens de boa vontade, em geral, a estabelecerem uma coerência entre sua vida de fé e as exigências de sua vida ativa. Sublinharam a relação que deverá existir entre a fé professada e as obras que a confirmam. Na Exortação, apelaram à superação da “cultura do simples falar bonito” que não possui nada de engajamento verdadeiro e generoso, sobretudo em favor dos mais pobres. Para os bispos, tudo se orienta rumo a uma tomada de consciência para uma real mudança, para uma verdadeira conversão a concretizar-se.
Como pastores, interessaram-se pela vida social e política de seus diferentes países, sobretudo da Guiné-Bissau e do Senegal, que se preparam para as eleições. Diante da delicadeza do processo eleitoral, rezamos com fervor, apelando fortemente à consciência cívica de todos, sobretudo dos atores políticos, em favor de eleições credíveis e pacíficas. Aproveitaram a oportunidade para convidar todos os candidatos a porem como prioridade nos seus programas, o respeito, a promoção do bem comum e o interesse de todos os cidadãos.
Em comunhão com a Diocese de Kaolack, os bispos alegraram-se pela escolha de sua Santidade, o Papa Francisco, de Dom Martin Boucar TINE para bispo de Kaolack. Até então, o bispo nomeado foi Vigário Geral da Congregação dos Padres Sacramentinos, em Roma. Sua Ordenação episcopal, no sábado, 24 de novembro, em Kaolack, colocou fim a uma longa espera e torna-se uma fonte de alegria e esperança para toda a comunidade cristã. Os bispos asseguram ao Dom Martin, assim como a toda a sua Diocese, o apoio e suas fervorosas orações. Eles lhe auguram igualmente um ministério fecundo e feliz, como também uma boa integração no seio da família da Conferência Episcopal.
Os bispos fizeram a Sua Excelência Sr. Macky SALL, Presidente da República do Senegal, uma visita de cortesia. Partilharam com o Presidente da República, o conteúdo de seus trabalhos da sessão, particularmente sobre a Exortação para a Quaresma do próximo ano.  Abordaram com o Chefe do Estado alguns pontos relativos à vida da Nação. Juntamente com ele, rezaram pela coesão social e o bem-estar das populações.
Além disso, eles rezaram também para que Deus abençoe a comunidade muçulmana que se prepara para celebrar o Maoulaoud (festa do nascimento do profeta Maomé)
Para o seguimento do projeto de implantação da Unidade Universitária a Ziguinchor (UUZ) da Universidade Católica da África do Oeste (UCAO), os bispos encontraram-se com a Comissão de gestão da UCAO/UUZ com a finalidade de se inteirar do andamento do projeto. De acordo com o relatório apresentado, o projeto avança, apesar das dificuldades reais. O diálogo com as populações de Coubalan encaminha-se para uma resolução satisfatória.
Os bispos da Conferencia Episcopal saudaram e agradeceram calorosamente a família diocesana de Dakar – os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e os fiéis leigos – em torno de seu Pastor Dom Benjamin NDIAYE, pelo acolhimento que lhes foi prestado durante a sessão.


Uniram-se a todas as comunidades que celebram seus Jubileus neste ano na Arquidiocese. Estiveram em comunhão de ação de graças com os membros do Foyer de Charité de Cap des Biches que estão a celebrar o seu Jubileu de Ouro. Associaram-se à Congregação das Irmãs Adoradoras do Santo Sacramento por ocasião da Ação de Graças pela canonização do seu Fundador Francesco Spinelli.  É Participaram, no domingo, dia 18 de Novembro, da missa de ação de graças, que marcou a conclusão da sua sessão.
Os membros da Conferência Episcopal exprimiram igualmente sua gratidão às autoridades governamentais, administrativas e militares do Senegal, pelos diferentes serviços e facilitações que lhes permitiram o bom desenvolvimento da sessão. Eles imploram as bênçãos e as graças divinas sobre o Senegal, a Mauritânia, o Cabo Verde e a Guiné-Bissau.
A nossa Conferência Episcopal é composta por 04 países: Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné Bissau, sendo um total de 12 dioceses: 07 do Senegal, 02 de Cabo Verde, 02 da Guiné-Bissau, 01 da Mauritânia.  Somos 13 bispos: 07 do Senegal, 02 de Cabo Verde, 03 da Guiné Bissau e 01 da Mauritânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário