segunda-feira, 26 de novembro de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: CATEQUISTAS SETOR PASTORAL LESTE EM FORMAÇÃO




Nos dias 16 a 18 de Novembro de 2018, no salão da Cúria diocesana foi realizado o primeiro encontro formativo dos catequistas de Primeiro Anúncio nas tabancas e os do Pré-Catecumenato do Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá. No encontro estiveram presentes 29 catequistas; 07 da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Bambadinca, incluindo três irmãs, 10 da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, 07 da Paróquia Santa Isabel de Gabu, incluindo 01 de Sonaco, 01 de Pitche e 01 de Pirada, 03 da Paróquia São Daniel Comboni e 02 da Missão Nossa Senhora de Lourdes de Contuboel.

No primeiro dia de encontro após o jantar, assistiram ao filme “O Grande Milagre”, que falava da importância da Santa Missa. O objetivo do filme era de ajudar os catequistas a aprofundarem mais os seus conhecimentos sobre a importância da Santa Missa, assim para poderem ajudar os seus catequizandos sobre este grande Mistério da Fé.
No dia 17, depois da Missa na Sé Catedral e do pequeno-almoço, Pe. Alberto Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça e delegado do bispo para o setor pastoral leste, abordou o primeiro tema do encontro: Aspectos Comuns da Religião Tradicional Africana, Compatibilidade e Incompatibilidade com a Fé Cristã. Na sua abordagem, sobre os pontos compatíveis com a fé cristã Pe. Alberto referiu o sentido do sagrado, o valor da família, o respeito pela vida, a solidariedade, a veneração dos antepassados… e nos incompatíveis ele falou da adivinhação, da poligamia e poliandria, do medo, adoração de ídolos… Os catequistas ficaram muito contentes de adquirirem mais conhecimentos sobre a relação entre a fé cristã e a religião tradicional.

Na parte da tarde, Pe. Paulo de Pina Araújo, coordenador Diocesano de Catequese, fez uma palestra sobre o Conteúdo e a Metodologia do Primeiro Anúncio. Explicou que o Primeiro Anúncio conhecido tradicionalmente pela Igreja como Kerigma, anúncio do Evangelho, transmissão da mensagem de salvação para quem ainda não conhecem Jesus. Na base disso falou do Manual de Pré- Catecumenato e da necessidade de usar os evangelhos de Mc 1-5, e de Mt 5-7 para o Primeiro Anuncio nas tabancas.
No que diz respeito à Metodologia, baseou-se no Projeto Pastoral da Diocese, sobretudo para este ano Pastoral 2018-2019, para indicar a maneira de como os catequistas deveriam proceder no âmbito do Primeiro Anúncio, com o sentido da escuta prolongada, do respeito pela cultura e mentalidade das pessoas, das idas constantes ao encontro dos mais necessitados. Falou do perfil do catequista, por fim comentou algo sobre a organização da catequese segundo os Diretórios Catequéticos.
No dia seguinte, dia 18, os catequistas participaram da Missa Dominical na Sé Catedral, 2º Dia Mundial dos Pobres, presidida pelo Pe. Paulo. No fim da celebração os catequistas foram apresentados à Comunidade, onde falaram da importância da formação.
Depois da Missa os catequistas fizeram o balanço do encontro. Todos agradeceram e manifestaram a sua satisfação com a maneira como o encontro foi organizado; falaram da importância dos temas e da necessidade de realizar mais formações para eles, e sobretudo falar do tema da Inculturação também para outros grupos.


De salientar que esta formação foi realizada no âmbito do cumprimento do Projeto Pastoral da Diocese, em que este ano 2018-2019 é dedicado sobretudo à inculturação e ao Primeiro Anúncio. “Bo bin, no bai”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário