terça-feira, 25 de dezembro de 2018

QUEBO: DESPEDIDA E ACOLHIDA DE MISSIONÁRIOS


                                           Gabriel, Diácono Pedro, Salete, Dom Pedro, Márcia, Pércio,                                                                                  Mariana, Samara, Luana, Frei Bernardo

No dia 28 de outubro, trigésimo domingo do Tempo Comum B, a comunidade São Paulo VI, de Quebo, viveu momentos de intenso espírito missionário: a graça da canonização do seu Padroeiro Paulo VI no dia 14 de outubro; a benção das casas do padre e dos hóspedes;  a abertura do contêiner com mais 10.000 exemplares da Bíblia provenientes do Brasil; o reconhecimento oficial de “Maria, Mãe de Deus”, como Padroeira da Comunidade de Contabane; o acolhimento do casal Pércio Pereira Vitoria e Márcia do Rocio Pereira Vitoria; a despedida do casal Diácono Pedro Avelino Lang e sua esposa Salete Teresinha Lang.


Durante a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Pedro Zilli, Pércio, Márcia, Frei Bernardo,  Gabriel, Mariana, Samara, Dra. Luana e a pequena comunidade cristã, com seus catequizandos em preparação para os sacramentos, seus  Valentes e todos os presentes demonstraram todo o carinho aos missionários Pedro e Salete. 




Dom Pedro realçou que “os dois eram muito queridos por todos e que deixarão uma marca profunda, não somente nos que participam da comunidade, mas também nas autoridades, muçulmanos,  evangélicos, pessoal da Saúde, da Educação e na população”. Agradeceu-lhes “por terem vindo à Diocese e deixado um lindo testemunho”.
O Sr. Lourenço, em nome da comunidade, proferiu lindas palavras endereçadas aos dois. Entre outras coisas, ele disse: “Eles ofereceram as suas mãos, seus pés, suas vozes à comunidade de Quebo e Contabane”; “iam à tabankas distantes…”, “prestavam atenção aos doentes…”; “trabalhadores incansáveis, utilizavam moto-serra e outros instrumentos para cortar os troncos dos cajueiros; iam às matas cortar paus de carvão, cana-de-bambu para a vedação do terreno…”.  



Lourenço concluiu suas palavras, dizendo: “seria uma tristeza total, se não houvesse quem substituísse os irmãos Pedro e Salete nesta Missão e nesta comunidade. Rezemos para que o Senhor nos dê mais capacidade nas lideranças e nos serviços”.  












Pedro e Salete foram homenageados pela comunidade com os tradicionais “pano di pinti”. 










Agradeceram por todo “carinho e amizade recebidos durante todo o tempo vivido na Missão”. No Facebook, os dois escreveram: “Gratidão a Deus, à Igreja do Paraná Regional Sul 2 e Dom Pedro Carlos Zilli, pela oportunidade de viver estes quatro anos na Guiné-Bissau – África, na Missão Católica São Paulo VI, Quebo”.(Publicação no Facebook, dia 30.10. 2018).








Dom Pedro e  a comunidade deram boas-vindas ao casal Pérsio e Márcia. Auguraram a eles e aos Frei Bernardo, Gabriel e Mariana “boa missão”. Agradeceram a Samara e a Luana,  com retorno marcado para o Brasil.












Nenhum comentário:

Postar um comentário