quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

DIOCESE DE VERONA NOS VISITOU: ENCONTROS, CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS MISSIONÁRIOS VERONESES E SACRAMENTOS.




No dia 30 de outubro, a Diocese de Bafatá, mais especificamente, a Paroquia São Daniel Comboni, tiveram a honra de acolher dos irmãos da Diocese de Verona: Pe. Roberto Campostrini, Vigário Geral, Pe. Giuseppe Mirandola, Diretor di Centro Missionário; Pe. Alessandro Martini e Pe. André Matuzzi, destinado à referida Paróquia. Pe. Roberto e Pe. Mirandola retornaram à Itália no dia 06 de novembro e Pe. Pizzoli no dia 08.


A visita foi marcada por encontros com Pe. Lucio Brentegani, Pe. Giuseppe Pizzoli, Dom Pedro Zilli, comunidade de São Daniel Comboni, participação, em Contabane, no dia 03 de novembro, na celebração de lançamento do Projeto de Pastoral da Diocese de Bafatá para o triênio 2018-2021 - que tem como tema “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”,…
Dia 04 de novembro, Trigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum B, na missa presidida por Dom Pedro Zilli, a Paróquia São Daniel Comboni viveu um grande dia de festa: “bem vindos” aos irmãos da Diocese de Verona; agradecimentos a Pe. Giuseppe Pizzoli; sacramentos da iniciação.




No início da celebração, Pe. Lucio Brentegani cumprimentou a comunidade e apresentou os concelebrantes.  Após à homilia, Pe. Pizzoli batizou um adulto e uma jovem e Dom Pedro crismou o adulto. Os agraciados pelos sacramentos não escondiam suas lágrimas de alegria mescladas com apreensão pela nova vida a ser vivida.


No final da missa, a comunidade, a quem o Pe. Pizzoli serviu por cinco anos, chorou sua partida: lembrou-se dos pontos altos da sua vida e o trabalho feito na missão aqui na Guiné-Bissau. Também o coro de jovens deixou espaço para lágrimas ...! Pe. Giuseppe, também ele, visivelmente emocionado, agradeceu o bispo de Verona por tê-lo enviado à Guiné, a Dom Pedro, Pe. Lucio e a comunidade pelo acolhimento.




Pe. Andrea


Chegou a hora do discurso do Padre Andrea que, em português, saudou a comunidade, agradecendo a todos pela “calorosa acolhida a ele reservada”. Pediu a todos que vivessem no amor a Deus e ao próximo, como sugeria o Evangelho do domingo (Mc. 12,30-31), aquele amor que vem de Deus e nos permite construir aqui o reino de alegria e vida.




Pe. Roberto Campostrini

Pe. Lucio convidou o Pe. Roberto Campostrini e Pe. Giuseppe Mirandola para saudações. Depois de saudarem o bispo, Pe. Pizzoli, Pe. Brentegani e a comunidade, falaram sobre a construção da nova igreja, da qual, boa parte do material está a caminho da Guiné. Sublinharam a necessidade não apenas uma nova igreja, mas sobretudo de uma comunidade rica e bela na fé, uma comunidade cristã que cresce e preenche o novo templo do Senhor.
Pe. Andrea, meditando sobre a celebração, escreveu: “mais uma vez, o espanto é tanto: até aqui podemos ver a Igreja ... Uma jovem Igreja por dentro e por fora, com homens e mulheres sorridentes e alegres, com pessoas de fé e que estão a caminho, humano e espiritual, ao mesmo tempo. É realmente verdade que o Senhor sempre surpreende!”






Nenhum comentário:

Postar um comentário