segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO JACINTO BALIU SIBANDIÓ






No sábado, dia 29 de dezembro, em Suzana, Dom Pedro Zilli teve a felicidade de viver a graça da ordenação sacerdotal do Pe. Jacinto Baliu Sibandió, o primeiro missionário da comunidade paroquial de Suzana para a Congregação dos Missionários do Santo Espirito. Jacinto, filho do casal Raul Baliu Sibandió e Maria Nhauleunhor, nasceu no dia 14 de maio de 1982. Ele é irmão do Pe. Marco Baliu do clero diocesano de Bissau. “Jacinto entrou no Seminário  Diocesano de Bissau, mas o seu desejo sempre foi o de ir para longe, assim como de longe vieram os padres do PIME que anunciaram o Evangelho em Suzana” (ver “Biografia” no Livrinho da Ordenação Sacerdotal). O Senhor, na sua infinita bondade, acolheu o seu desejo. Irá “levar a chama da fé a outras terras africanas, nomeadamente no Gabon”(idem). 


A celebração eucarística contou com a participação de um bom número de sacerdotes das dioceses de Bissau e Bafatá, Franciscanos, PIME e Espiritanos, entre os quais o Pe. Moïse Camara, Provincial da PANO – Africa do Africa do Nord-Ouest e o P. Lucius Sagna, Representante do Província do Gabon e Guiné-Equatorial.  Contou igualmente com consagradas da Guiné-Bissau e um bom numero de fieis provenientes da Guiné-Bissau, do Senegal,…



Na homilia, Dom Pedro Zilli citou a Regra de Vida Espiritana (RVE), que determina que Espiritanos se dirijam, “de preferência àqueles que ainda não ouviram a mensagem do Evangelho ou mal a ouviram; aos oprimidos e mais desfavorecidos individual e coletivamente; assumimos tarefas para as quais a Igreja dificilmente encontra obreiros”. (RVE 12). “No coração da sua vocação está, pois, a vida apostólica”. Para viverem esta «vida apostólica», a consagração inclui três dimensões essenciais: o anúncio do Evangelho, a prática dos conselhos evangélicos e a vida em comunidade fraterna e orante (RVE 3).



No final da celebração, tanto por parte do Pe. Moïse, como do  Pe. Jacinto, houve agradecimentos  à família Baliu, à comunidade, aos missionários de Suzana, especialmente, a Pe. José Fumagalli pelo testemunho missionário de uma vida dedicada a Missão em Suzana. Lá se foram 50 anos: 1968-2018. Agradeceram a Dom Pedro disponibilidade e ir a Suzana ordenar mais um Espiritano.



Na sexta-feira à noite, dia 28, no cemitério, Dom Pedro Zilli presidiu a celebração eucarística dos 45 anos de falecimento do Pe. Spartaco Marmugi, missionário em Suzana de 1952 a 1973. Ele faleceu no dia 28 de dezembro de 1973 e está sepultado Suzana, sendo uma referencia importante para comunidade cristã. Na celebração, foi entregue a tocha acesa ao Jacinto Baliu para significar que ele deve continuar a missão do Pe. Marmugi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário