terça-feira, 25 de dezembro de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: LANÇAMENTO DO PROJETO DIOCESANO DE PASTORAL PARA O TRIÊNIO 2018-2021




No sábado, dia 03 de novembro, em Contabane, comunidade da Missão Católica São Paulo VI de Quebo, a Diocese de Bafatá viveu a alegria do lançamento do seu  Projeto Diocesano de Pastoral para o triênio 2018-2021 - que tem como tema “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”.



A Missa que foi presidida por Dom Pedro Zilli, e concelebrada pelos sacerdotes de Verona,  das Paróquias e Missões da diocese, contou com a participação de consagrados e consagradas, seminaristas maiores e fiéis das 15 paróquias/missões. Ao todo participaram cerca de 240 pessoas, como também um grupo de muçulmanos. 







Pércio, Márcia, Pe. Pizzoli
A decisão de fazer o lançamento do Projeto Pastoral em Contabane, motiva-se no fato de o Ano Pastoral 2018-2019, ter como lema “Bo bin, no bai” (“Vinde, vamos!”) e  ser um convite à vivência de “uma Igreja em saída”, como o Papa Francisco ama recordar. Contabane é  uma comunidade bem pequenina e está mesmo no inicio da caminhada cristã, reclamando dos cristãos mais crescidos na fé, uma maior abertura missionária, sendo verdadeiramente, “uma Igreja em saída”,


Na homilia, Dom Pedro Zilli recordou que “no ano passado, 2017-2018, vivemos um Ano Bíblico, com as palavras do Salmo 119,105:  ‘Tua palavra é  lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho’. Realçou que “o Ano Bíblico terminou, mas no amor à Palavra de Deus não terminou. Agora está mais forte, cresceu…! Queríamos valorizar os 15.000 exemplares da Bíblica provenientes do Brasil. Já não são somente 15.000. São 25.000”.
Dom Pedro realçou que “com Jesus que caminhará conosco na sua Palavra, no  seu Corpo e no seu Sangue, com a graça de Deus e com os dons do Espirito Santo, viveremos o nosso Projeto Pastoral com grande contentamento. Seremos  uma ‘Igreja anuncia o Evangelho com alegria’. Nestes três anos, seremos uma ‘Igreja em saída, no trabalho de Primeiro Anúncio e conculturação do Evangelho”.

Dom Pedro agradeceu o Pe. José Pizzoli que “com a ajuda do Conselho Permanente de Pastoral e de toda a Diocese, levou à frente a preparação do Projeto Pastoral. Ele voltará à Itália, mas nós continuaremos o seu trabalho”. Dom Pedro agradeceu os irmãos da Diocese de Verona presentes na celebração: o Vigário Geral, Pe. Roberto Campostrini; Pe. Giuseppe Mirandola, Diretor di Centro Missionário; Pe. Alessandro Martini e Pe. André Matuzzi, que chegou  para São Daniel Comboni.

No final da celebração, foi apresentada, oficialmente, a “Orasons pa Projetu Diosesanu 2018-2021” que deverá nos acompanhar durante os três anos do Projeto. Dom Pedro pediu a Maria, Mãe de Deus, Padroeira de Contabane, que abençoe Contabane, Quebo, Buba  pela organização deste dia que “ficará gravado nos nossos corações”. Agradeceu, especialmente, os missionários da Missão Católica São Paulo VI, de Quebo, e  a comunidade de Contabane, pelo suporte na preparação da celebração, para que toda a festividade acontecesse com o empenho e participação de todos.



O Site do Regional Sul 2, Igreja Católica do Paraná, na publicação  do dia 12 de novembro, “Missionários paranaenses participam do lançamento do Plano trienal de Pastoral da Diocese de Bafatá (Guiné-Bissau – África)”, cita o seguinte texto do Pércio Pereira Vitória, coordenador da Missão Católica São Paulo VI, de Quebo:
 “Com grande alegria pudemos viver esse evento com o sentido de parceria e cumplicidade entre todos. Os homens, juntos, construíram as estruturas de madeira e bambu, o dia todo debaixo de sol quente e colhendo as folhagens, usadas como cobertura, no mato; as mulheres colocaram seus talentos a serviço, preparando toda a comida nas grandes e pequenas “caçarolas” ao fogo no chão; os jovens de Quebo, junto com os de Contabane, ensaiaram, durante vários dias, os cantos para o coral; e as parcerias de tantos outros que foram surgindo, com seus corações abertos e dispostos para servir ao Reino de Deus. Gratidão e amor pela obra de Deus é o que resume tudo”,

Em 2021 a Diocese completará 20 anos de criação pelo querido São João Paulo II. O Projeto Diocesano de Pastoral será uma propícia ocasião à preparação e vivência das celebrações destes 20 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário