sexta-feira, 25 de maio de 2018

FESTA DO PADROEIRO NO LICEU PE. LEOPOLDO PASTORI DE BAFATÁ






 No 22° aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori, PIME, nos dias 23 e 24 de Maio, quarta e quinta-feira, realizou-se mais uma festa com os alunos do “Liceu Pe.Leopoldo Pastori”, da Diocese de Bafatá.  
Na manhã de quarta, Pe. Fabio Motta, Superior Regional do PIME- Guiné-Bissau, refletiu com os estudantes sobre “o papel da juventude na sociedade guineense segundo o pensamento do Pe. Leopoldo Pastori”.

Pe. Fabio iniciou dizendo aos estudantes: “a minha esperança é que possam viver esta festa (do Liceu), as diferentes atividades no estilo do Pe. Leopoldo (oração, palestra, música, teatro, desporto…) com alegria, com simplicidade de coração, como oportunidade para incentivar a vossa amizade”. Falou da vida do Pe. Leopoldo, nascido em Lodi, Itália – 09 de fevereiro de 1939-26 de maio de 1996. Disse que o menino Leopoldo, depois da morte do pai Annibale, em agosto de 1944, juntamente com a irmã Maria Luisa, entrou no orfanato em 1946, tendo ali permanecido 12 anos. Sublinhou que “Leopoldo amadureceu muito durante a experiência de orfanato. Ficou muito grato aos formadores e diretores do orfanato. Aprendeu muito durantes estes anos. Descobriu o seu talento na música, no teatro e no desporto”. Foi muito marcado pela mãe, “uma mulher de grande fé e trabalhadora”.

Pe. Fabio citou algumas frases do Leopoldo escritas nesta época: “Olha para o bem em ti e à volta de ti”; “agradece sempre a Deus”; “sejas cada dia melhor”; “Todos nos temos uma missão especial: parecer com o rosto de Jesus” (grande devoção à Eucaristia).
Com 18 anos entrou no seminário do PIME. Na raiz de sua escolha estão os diferentes encontros com missionários vindos dos países de missão. Ordenado sacerdote aos 30 anos, esteve 05 anos na formação dos seminaristas do PIME em Sotto il Monte, tendo vindo à Guiné-Bissau em 1974 e aqui permaneceu ate 1978, quando voltou à Itália por motivos de saúde (hepatite).  O seu estilo de missão em Bafatá: valorizar os dons que recebeu de Deus para o bem dos outros e da evangelização. Ficou na Itália até 1990, no Seminário do PIME, com o desafio de como acompanhar os jovens na vida espiritual.
De 1990 a 1996 viveu na Guiné-Bissau, no Centro de Espiritualidade de N’dame, perguntando-se: “agora doente, como posso ser missionário?”  a resposta: através da oração que é trabalho. Um novo estilo: “missionário monge”. 


Terminada a apresentação, Pe. Fabio fez uma pergunta a ser respondida em grupo, pelos estudantes: “como jovem, o que posso aprender com o Pe. Leopoldo?” As respostas foram: procurar descobrir os próprios talentos; procurar ser sempre melhor; praticar desporto, teatro, música; viver na oração: nos momentos de sofrimento (doença por exº); agradecer a Deus por tudo o que somos; prestar serviço ao Senhor; coragem no enfrentar as dificuldades permitidas por Deus e vencê-las com a ajuda Dele na oração; ser responsável no cumprimento da própria missão; amor ao irmão; valorizar as pessoas por aquilo que elas são; solidariedade para com a humanidade, especialmente, os mais pobres e carenciados; humildade no preocupar-se pelo bem do companheiro. Depois da apresentação dos alunos, Pe. Fabio e Dom Pedro sublinharam alguns aspetos propostos pelos alunos.
À tarde houve um encontro com 4 antigos alunos, “frutos do Liceu P. Leopoldo Pastori”, que hoje são profissionais em diferentes áreas: Jenabu Balde, Dundu Sambu, António Pereira e Livid B. Vaz.
Às 8,30 horas da quinta-feira, dia 24, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa, concelebrada pelo Pe. Lucio Brentegani, Diretor do Liceu, e Pe. Giuseppe Pizzoli. Dom Pedro convidou os alunos a rezarem pela África, que tem no dia 25 de maio, o seu Dia, porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano; pelos missionários falecidos que, a exemplo do Pe. Leopoldo, deram bom testemunho de amor aos irmãos da Guiné-Bissau; pelos pais e encarregados da educação; pela Direção e professores do Liceu; pelos alunos. Na homilia, Dom Pedro mostrou aos alunos um exemplar da Exortação Apostólica Gaudete e Exsultate do Papa Francisco “sobre a chamada à Santidade no mundo atual”. Meditou com eles o numero 07: “santidade no povo paciente de Deus:…”.
Apos à Santa Missa, e à tarde, foram realizadas diferentes atividades académicas, através de concursos: cultura geral, poesia, língua portuguesa, tradução do kriol para o português, matemática, francês, inglês, leitura e dança “afro-house”. Segundo o professor Mailson, “os alunos participaram, com alegria e entusiasmo das atividades, revelando bom conhecimento geral e boa preparação nas diversas áreas, tendo merecido os prémios que lhes foram entregues”. A seguir, os músicos da “nova geração” apresentaram várias músicas, entre as quais, o lema episcopal do Dom Settimio Arturo Ferrazzetta: “a verdade vos libertará”.

O Liceu Pe. Leopoldo Pastori, no ano letivo 2017-2018, conta com 364 alunos da sétima à décima segunda classe: 178 masculinos e 186 femininos. Pe. Leopoldo, Missionário do PIME, “o Missionário-Monge” como era chamado, nasceu em Lodi (Itália) no dia 09 de fevereiro de 1939, chegou pela primeira na Guiné-Bissau em 1974, fez missão em Bafatá, Centro de Espiritualidade de Ndame,…! Faleceu no dia 26 maio de 1996. Em 2012, os bispos da Guiné-Bissau e o Superior Regional do PIME escreveram ao Bispo de Lodi, pedindo-lhe que iniciasse a sua causa de beatificação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário