quinta-feira, 10 de maio de 2018

BOLAMA VIVEU A PRÉ-JORNADA DA JUVENTUDE






Nos dias 27a 29 de abril, sexta-feira a domingo, na Paróquia São José de Bolama, realizou-se a terceira Pré-Jornada da Juventude Católica de Bolama, com o objetivo de preparar os Jovens para a 7ª Jornada Interdiocesana da Juventude Católica Guineense a realizar-se nos dias 11 a 13 de Maio em Bambadinca, e para ajudar os Jovens que não poderão participar em Bambadinca, a viverem pelo menos um pouco do que vai se realizar em lá.



Nas Pré -Jornadas anteriores as atividades eram realizadas num único dia, com a participação dos irmãos das outras igrejas cristãs presente em Bolama: Evangélica, Missão Batista, Adventistas e outras.
Neste ano a Pré-Jornada seguiu um pouco o modelo das Jornadas diocesanas e interdiocesanas, isto é, em três dias.
No primeiro dia, 27/04-Sexta-feira, pelas 19:30 horas realizou-se publicamente, no império de Bolama, a adoração Eucarística, presidida pelo Padre Abraão, Pároco da Paróquia. O momento foi muito bem vivido pelos jovens, alguns adultos e crianças, onde se rezou de modo especial pelo novo governo guineense e por outras intenções.







No segundo dia, Sábado, 28/04 - pelas 7:30, celebrou-se a Missa, presidida pelo Padre Paulo de Pina, assistente espiritual dos Jovens da Paróquia; depois da Missa os jovens realizaram uma marcha pública, do bairro de Sindjam até o Porto de Bolama. Na marcha, animada pelo Marciel da Comunidade Boa Nova, Pe. Paulo e Jovens, houve a participação de alguns adultos e algumas crianças. Marciel, com muita dinâmica, ajudou os jovens a meditarem na Palavra de Deus, baseando-se no tema da XXXIII Jornada Mundial da Juventude: “Maria, não temas, pois achastes graça diante de Deus (Lc 1, 30), dando coragem aos jovens. A marcha foi animada com hinos das Jornadas anteriores, deste ano e outras músicas religiosas, houve momentos de oração, dança e muita alegria.


Na tarde deste dia, pelas 19:45 horas, no império, Pe. Paulo fez a catequese fundamentando-se, de modo especial, na mensagem do Papa Francisco para a JMJ 2018. Sublinhou, sobretudo, o problema do medo que hoje afeta os jovens, tanto cristãos, assim como os não cristãos. No fim da palestra referiu-se a Maria como modelo de coragem para os jovens, também da importância da graça de Deus para vencer os obstáculos.
Depois da palestra, houve a animação cultural, momento de muita música, dança e animação, em que o padre Paulo cantou o hino da Jornada deste ano, mais duas músicas, depois um jovem da igreja Evangélica seguido do coro da paróquia e por fim a Comunidade Boa Nova na pessoa de Marciel e irmã Nice que dinamizaram muito o momento.
No fim deste momento, todos repetiram o hino da jornada deste ano e deu-se a bênção final.





No terceiro dia, Domingo, 29/04 rezou-se a Missa Dominical presidida pelo Pe. Abraão na igreja paroquial na hora habitual com a participação de toda a comunidade. No fim da Missa, o Padre Paulo fez um agradecimento especial a todos os jovens, adultos e crianças que participaram da Pré-Jornada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário