quarta-feira, 30 de maio de 2018

BOLAMA: A GRAÇA DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ





Nos dias 26 de 27 de maio, sábado e domingo, Dom Pedro Zilli esteve em Bolama para ministrar os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Na missa de domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, dez membros da comunidade paroquial de São José, receberam o Sacramento da Confirmação e destes dez, uma senhora foi batizada e fez a Primeira Comunhão.

Na homilia, refletindo sobre o Mistério da Santíssima Trindade, Dom Pedro recordou momentos em que invocamos a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo: no Sinal da Cruz, no Gloria ao Pai…, no Batismo, na Confissão, na Consagração do Pão e do Vinho,…! Realçou que, infelizmente, “a rotina e outras distrações levam-nos a uma vivência da fé sem a alegria e o entusiasmo requeridos”.
Sublinhou a alegria e a responsabilidade trazidas pelas palavras de Jesus no Evangelho proclamado na Missa: “Ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei convosco todos os dia, até o fim dos tempos”(Mt. 28,19-20). Disse que, nos momentos mais difíceis de sua vida de cristão de de bispo, sente-se muito confortado pelas palavras de Jesus: “Eu estarei convosco todos os dia, até o fim dos tempos”.


No final da celebração, muito bem animada pelo coral da paróquia, o Pároco, Pe. Abraão A. Sambu, agradeceu o bispo por ter vindo a Bolama, “não se importando com o sacrifício das estradas e da da travessia do braço de mar…”. O mesmo ele disse em relação aos padrinhos e madrinhas que vieram de Tite e de Bissau. Agradeceu as “irmãs Dorilene e Francisca pelo acompanhamento aos crismados na catequese”.


Antes da bênção final, no quadro da “Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação”, Dom Pedro convidou os crismados e toda a comunidade a rezarem três Aves Marias pelas vocações. Pediu que todos se juntassem ao Papa Francisco que, no dia 30 de abril, convidou os fiéis a se unirem espiritualmente na terça-feira, 1º de maio, à oração do Terço pela paz na Síria e em todo o mundo e encorajou a prolongar a oração mariana durante todo o mês de maio por esta intenção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário