quarta-feira, 30 de maio de 2018

PEREGRINAÇÃO MARIANA EM GEBA



Sob o lema da MENSAGEM DO SANTO PADRE, PAPA FRANCISCO PARA A 33ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, 2018: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30), nos dias 25 e 26 de maio, sexta-feira e sábado, o Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá realizou mais uma peregrinação a Geba, distante 20 kms de Bafatá. A peregrinação que contou com todas as paróquias e missões do Setor - Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni de Bafatá, Bambadinca, Contuboel, Gabu e Geba - atraiu um bom número de jovens e adolescentes, mas também de alguns adultos.


A peregrinação teve seu inicio às 18 horas, na Sé Catedral com a Adoração Eucarística, na presença de Dom Pedro Zilli, que dirigiu algumas palavras aos peregrinos, pedindo-lhes que tudo fosse vivido como um “momento de fé e amor a Maria”. Agradeceu a todos “pelo espírito de sacrifício que não mede esforços para louvar o Senhor”. Por volta das 20,30 horas, apos receberem a bênção do bispo, acompanhados pelo Diácono Luís Paulo e pela Irmã Estela, os peregrinos, cerca de 200 jovens e alguns adultos, iniciaram a caminhada que durou toda a noite, de sexta para sábado, animada pela recitação do rosário, cânticos marianos e meditações, com 3 paradas: Cruzamento de Gambasse; Gambasse, Leiria.
Os peregrinos chegaram em Geba por volta das 05 horas da manhã, sendo que as famílias cristãs e outros começaram a chegar a partir das 07 horas. A procissão com a imagem de Nossa Senhora teve inicio às 09,30 horas, seguida da celebração da Santa Missa, com 04 sacerdotes: Padres Alberto Gomes, Lúcio Brentegani, Giuseppe Pizzoli e Jorge Soares e o Diácono Luís Paulo.



Pe. Alberto Gomes, Delegado do bispo no Setor Pastoral Leste, presidiu a celebração da santa missa, animada pelo coral dos jovens do Setor Pastoral Leste. Durante a homilia, ele centrou sua reflexão nos seguintes 03 pontos: presença da Virgem Maria nas “bodas de Caná” (Jo. 2,1-12); a Virgem Maria aos pés da cruz (Jo. 19,25-27); as intercessões de Maria em favor dos homens nas aparições em Lourdes e Fátima.


Após palavras de agradecimentos ao Senhor e a todos os que se empenharam pelo bom êxito da peregrinação, os peregrinos receberam a bênção, sob a intercessão de Nossa Senhora.

A peregrinação a Geba costuma ser realizada no quadro do 13 de maio, em Fátima, mas neste ano, devido a 7ª Jornada da Juventude Católica Guineense, em Bambadinca, nos dias 11 a 13, foi adiada para os dias 25 e 26.


Nenhum comentário:

Postar um comentário