terça-feira, 15 de maio de 2018

DOM PEDRO VISITA CAFAL, CACINE E QUITAFINE

Cafal

Nos dias 03 a 06 de maio, quinta-feira a domingo, em companhia do jovem casal de Verona, Maria Rosa e Jonathan, filho dos voluntários Cinzia e Gianni, missionários em Cafal de 1985 a 1987, Dom Pedro visitou as missões de Cafal, Cacine e Quitafine, três comunidades sob a responsabilidade dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI), Padres Daniel Aliou Mané e Carlos Andolfi.

Cafal
Na manhã do dia 03, vindos de Bafatá, passaram por São Francisco e Santa Clara e à tarde chegaram em Cafal, tendo sido acolhidos pelo Pe. Daniel, Seni Turé, responsável pelo cuidado da casa, adultos e jovens da pequena comunidade cristã e da população.
Na reunião com os referidos adultos e jovens, Pe. Daniel deu “bem-vindos” a Dom Pedro, e ao casal veronense.  Sublinhou que a “presença do Bispo é um sinal de que ele não se esqueceu de nós. Veio ver com andam as coisas”. Disse que de Cacine, ele e Pe. Carlos garantem presença em Cafal todos os sábados e domingos e até mesmo durante a semana por causa da Escola Dom Settimio Arturo Ferrazzetta que, neste ano 2017-2018, conta com 186 alunos da primeira a sexta-classe.

Pe. Daniel diz reconhecer que não podiam substituir as Irmãs Missionarias da Imaculada que permaneceram em Cafal desde o dia 10 de dezembro de 2009 a 15 de maio de 2016 e que realizavam várias atividades catequéticas e sociais. Realçou que “não estando residentes no local, torna-se mais difícil entrar diretamente na vida da comunidade. Difícil também para a comunidade”, pondera. Disse que não conseguiram continuar a catequese em Catés, Darsalan e Cabedu. Salientou, no entanto, que sua comunidade Oblata procura manter vivo o contato com os adutlos e com os jovens: “não somos residentes, mas estando em Cafal, pertencemos à comunidade”.
Os presentes ficaram muito felizes pela visita do casal Jonathan e Maria Rosa que recorda todo o empenho de Verona em Cafal. Alguém observou que “vendo os dois, parecia estar vendo os pais do Jonathan e todos os 32 voluntários e os 03 sacerdotes de Verona que estivem em Cafal num arco de 18 anos: janeiro de 1985 – dezembro de 2002. Pediram que eles transmitissem “saudações a todos os que deram anos de suas vidas pelo bem da nossa terra aqui no Sul do País”.
Como em outras ocasiões, os que estavam no encontro, voltaram a pedir a Dom Pedro, o envio de “sacerdotes ou irmãs ou voluntários” para Cafal. Agradeceram a presença dos Oblatos pela presença, ainda que limitada.
Dom Pedro agradeceu a presença de todos, embora diminuída pelo falecimento de um adulto de Cafal de nome Bifa Nanau, cujo sepultamento se deu na tarde de sexta-feira, dia 04. Falou da sua gratidão aos Oblatos pela “preciosa presença em Cacine, mas também em Cafal”, acrescentando que “se não fossem eles, não saberia como continuar uma presença de Igreja naquela localidade”.
Na manhã do dia 04, Dom Pedro presidiu a celebração da Santa Missa e a seguir, com Pe. Daniel, foi levar condolências à família enlutada.
Na tarde de sexta-feira, dia 04, Dom Pedro, Pe. Daniel, Jonathan e Maria Rosa, atravessaram de canoa de Canâmine para Cacine, tendo sido acolhido pelo Pe. Carlos.
Quitafine


Na manhã de sábado, dia 05, os dois sacerdotes, Dom Pedro, Jonathan e Maria Rosa e um grupo da comunidade de Cacine foram para Quitafine, Setor de Cacine. Em Quitafine, Dom Pedro presidiu à celebração da Eucaristia do Sexto Domingo de Pascoa Ano B na capela dedicada a São José e abençoou a Escola, também ela, dedicada a São José que funciona com um total de 135 alunos do Jardim Infantil, Pré-escolar e Primeira Classe. Pe. Daniel, Pe. Carlos e todos os presentes na celebração da Santa Missa, manifestaram a alegria de receber, pela primeira vez, o Bispo em Quitafine. A maioria das pessoas não o conhecia. Pe. Daniel recordou que na missa “sempre se reza pelo Papa e pelo Bispo e que hoje podiam rezar com ele”. Dom Pedro não escondeu sua alegria por conhecer Quitafine que, com a “presença dos padres Oblatos vai se tornando uma bonita comunidade”. Agradeceu os padres e a comunidade “pela nova capela e pela nova escola”.

Quitafine
No final da celebração, o enfermeiro Albino Badjan disse as seguintes palavras em nome da comunidade:
“A comunidade de Quitafine esta muito contente, está de parabéns, porque recebeu a visita do Bispo da Diocese de Bafatá, Dom Pedro Zilli.
Por isso, antes de tudo, a comunidade lhe dá o ‘bem-vindo’ juntamente com sua comitiva, nossos padres incansáveis: Pe. Daniel e Pe. Carlos que acompanham, no dia a dia, esta comunidade que está na sua fase inicial. Pensamos que, com eles, a comunidade vai crescer espiritualmente, com eles terá vocacionados, com eles, terá casados no nome de Cristo Senhor; terá grupo coral. Para finalizar, desejamos-vos bom regresso (a Cacine); Que Cristo vos acompanhe. Rezai por esta comunidade, porque ela precisa de vós. Obrigado pela presença de todos”.


Quitafine



Depois da Santa Missa, Dom Pedro abençoou a escola na presença dos alunos, suas famílias e várias autoridades tradicionais, religiosas e administrativas, com quem teve um momento de encontro a seguir ao almoço oferecido pela comunidade.








Cacine
No domingo, dia 06, 6º domingo de Pascoa, Dom Pedro presidiu à celebração eucarística em Cacine. No inicio, Pe. Carlos agradeceu-o pela presença que animava a comunidade. Realçou que “sempre Dom Pedro pergunta como vai a comunidade, quais as maiores dificuldades e as maiores alegrias”. Disse que a comunidade de Cacine “não cresceu muito em número, mas que está a fazer um bom aprofundamento na fé e que o Ano Bíblico tem sido uma boa ocasião para o crescimento no amor à Palavra de Deus”.  Dom Pedro disse ter ficado “profundamente agradecido a Deus pelo acolhimento em Cafal, Quitafine e Cacine; profundamente agradecido a Deus pelo caminho das comunidades sob a orientação dos Oblatos”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário