domingo, 20 de maio de 2018

BAMBADINCA ACOLHEU A 7ª JORNADA DA JUVENTUDE CATOLICA GUINEENSE




Em Bambadinca, Diocese de Bafatá, nos dias nos dias 11 a 13 de maio, sexta-feira a domingo, mais de 2500 jovens, das dioceses de Bissau e Bafatá, viveram a alegria da 7ª Jornada da Juventude Católica Guineense.
Para momentos de oração, louvar o Senhor, escutar a Palavra de Deus, encontrar os Bispos, Sacerdotes, Consagrados, Consagrados e encontrarem-se, divertirem, os jovens enfrentaram as dificuldades trazidas pelo calor, falta d’agua, precariedade dos alojamentos, pouco ou quase nada de dinheiro no bolso, alimentação do jeito que dava e outros contratempos. Em tudo, o entusiasmo era superior às dificuldades. Escutaram, com muita alegria, a catequese a partir da MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A XXXIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30).

Na sexta à noite, Dom Pedro Zilli deu boas vindas a todos. Falou das 3 Jornadas Mundiais da Juventude, com temas dedicados a Maria. Lembrou que para a 32ª Jornada Mundial da Juventude em 2017 o tema foi: “O Todo-poderoso realizou grandes coisas em meu favor”. Para a 33ª Jornada, deste ano 2018, o tema escolhido pelo Santo Padre é: “Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus”. Entretanto a 34ª Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Panamá, em 2019, terá como tema: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Dom Pedro agradeceu o esforço dos jovens e suas paróquias por terem chegado em Bambadinca; Agradeceu as Comissões Diocesanas das Juventude por todo o empenho que, nas palavras do Frei Galiano, coordenador da Comissão da Adolescência e Juventude da diocese de Bissau, “teve inicio em novembro do ano passado”. Agradeceu os padres, irmãs e comunidade de Bambaddinca pelo “confortável acolhimento”.
A seguir, os jovens tiveram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, animado pelo Diácono Luís Paulo da Costa Monteiro. A adoração, fundada em João 6,35-40 (Jesus, “o pão da vida”), foi vivida num clima de profundo silêncio e oração. Vários jovens receberam o perdão dos seus pecados no Sacramento da Penitencia.

Na manha do sábado, apos a oração da manha, Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, fez catequese a partir da Mensagem do Papa Francisco com o tema «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30)
Da catequese muito rica de Dom Lampra, alguns pontos serão realçados: disse ser providencial um Sínodo sobre os jovens;  perguntou quais são os obstáculos que levam um jovem a não responder positivamente a sua vocação?; falando do “faça-se em mim segundo a tua palavra”, exortou o jovens a tomar Maria como exemplo e intercessora; evidenciou que a opção vocacional exige confiança no Deus Providente; falou da importância do  Sacramento da Confissão; Sublinhou as palavras do Papa Francisco para a 33ª para a JMJ, quando diz: “não tenhais medo de olhar, honestamente, para os vossos medos, reconhecê-los pelo que são e enfrentá-los. A Bíblia não nega o sentimento humano do medo, nem os inúmeros motivos que o podem provocar”.  
A seguir à catequese, após um bom momento de perguntas de aprofundamento para Dom Lampra e Dom Pedro, Dom Lampra presidiu à celebração da Santa Missa.



À tarde, os jovens fizeram a marcha jovem constituída por momentos de oração e de animação. À noite, o conserto animado por vários artistas jovens que ofereceram aos jovens, músicas religiosas, tradicionais e outras. Era bonito ver a alegria e animação da juventude que “de uma maneira alegre e animada, vai crescendo na mentalidade cristã”, sublinhou Dom Pedro.






No domingo de manha, Solenidade da Ascensão do Senhor, dia 13 de maio, Dom Pedro presidiu à Santa Missa de encerramento de Jornada. No inicio, Pe. Domingos da Fonseca, Vigário Geral da Diocese de Bafatá e Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Bambadinca, dirigiu uma saudação aos jovens, aos bispos, às autoridades administrativas e religiosas e a todos os presentes. Na homilia, Dom Pedro falou da vocação do cristão à gloria eterna do Céu; realçou o temática Mensagem do Papa Francisco para 52ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais: “A verdade vos tornará livres” (Jo. 8,32). Fake news e jornalismo de paz” – 13 de maio de 2018; convidou os jovens a viverem, com alegria, do dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Lembrou aos jovens a visita do Papa Francisco a Fátima nos dias 12 e 13 de maio do ano passado para a celebração do Centenário das Aparições e para a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Contou a história de Lucas, o menino brasileiro, que foi agraciado com o milagre dos dois pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, fundamento para a canonização de ambos. 

No final da celebração, Dom Lampra, em nome de Dom José Câmnate, Bispo de Bissau, e de toda a Diocese de Bissau, agradeceu a Dom Pedro, Bambadinca e toda a Diocese de Bafatá pelo bom acolhimento reservado a ele e a todos os diocesanos de Bissau.
Pe. Maio da Silva, coordenador da Comissão da Adolescência e Juventude da diocese de Bafatá, fez uma serie de agradecimentos a pessoas e instituições que permitiram o “bom êxito da 7ª Jornada da Juventude Católica Guineense”. Depois do almoço, os bispos abençoaram os jovens e desejaram-lhes “bom regresso às suas paróquias e missões espalhadas por toda a Guiné-Bissau”. Pediram que voltassem com calma para que a viagem corresse a mais tranquila possível”. Os jovens voltaram para suas casas com o rosto irradiando alegria. Alegria que vem de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário