domingo, 13 de maio de 2018

PARÓQUIA SANTA ISABEL DE GABU PEREGRINAÇÃO A BOFFA – GUINEE CONACRY


Tema: “Sejamos testemunhas de Jesus Cristo em ato e em verdade”



Sob a proteção de Santa Isabel, de 03 a 06 de maio, quinta-feira a domingo, a Paróquia Santa Isabel de Gabu participou, em Boffa, Diocese de Conacry, da Peregrinação Nacional da Igreja da Guiné-Conacry que compreende 03 dioceses e que teve o seguinte tema: “Sejamos testemunhas de Jesus Cristo em ato e em verdade”. Às 05hs30 do dia 03 de maio, sob a orientação do Pároco Pe. Daniel Thiara Boubane, 14 pessoas da Paróquia saíram de Gabu rumo à Gruta Mariana de Boffa. Viajaram o dia inteiro num clima descontraído, estreitando os laços de amizade, todos ansiosos por chegarem ao destino. Passaram por tabancas, vales, montanhas, cidades e, enfim, chegaram à meia noite à Boffa. 

Depois de um banho para tirar a poeira e recuperar as forças, os guineenses receberam alojamento e alimentação. Foram acolhidos com muita delicadeza, o que só têm a agradecer. Ficaram alojados numa grande barraca, bem próxima ao Santuário, o que facilitou a participação e a oração junto ao povo. Destacaram que todos os dias nos momentos das refeições, eram convidados a sentar junto aos Bispos, como convidados especiais da Guiné-Bissau. Tanta gente estava ali, durante todos os dias, servindo com alegria e sempre com um sorriso no rosto!

A manifestação de fé teve início com a marcha dos peregrinos em direção à Boffa às 16 horas do domingo, dia 29 de abril, conduzida pelo Exmo. Dom Vincent Coulibaly, arcebispo de Conakry. A marcha percorreu 122km desde Kagbélen até a Gruta Mariana, tendo aí chegado na quinta-feira, dia 03 de maio, quando então, foi vivida uma extensa e bem participativa programação: Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia, Missas, Procissão Mariana, Via-Sacra, Confissões, Novena em honra à São Miguel Arcanjo e noite Cultural com as Paróquias. Pontos fundamentais foram as catequeses com os fiéis, com os temas: “O tema central do ensinamento de Cristo” – por Dom Emmanuel Felemou; “Somos testemunhas de Jesus Cristo em atos e em verdade” – por Padre Apollinaire Cécé Kolie.
A peregrinação encerrou no domingo, dia 06 de maio, com Missa festiva e muita alegria nos corações revigorados na fé e no entusiasmo que nasce no coração de discípulos amados de Jesus Cristo.

Pe. Daniel ressaltou o seguinte: “fizemos nossa peregrinação interior junto a tantos peregrinos que chegavam e ajoelhavam, louvavam, rezavam, adoravam, cantavam, e ascendiam suas velas aos pés da Virgem Maria, Notre Dame da Guiné-Conacry. Incontável o número de fiéis que chegavam todos os dias. Admirável a confiança na proteção de São José. No decorrer dos dias, houve muita oração, convivência, experiências inesquecíveis de vida”.
 “Nós da Paróquia Santa Isabel de Gabu retornamos na segunda-feira, dia 07 de maio, depois da despedida em clima orante dirigido pelo Pe. Daniel. Voltamos felizes e com o coração agradecido por tantas graças e bênçãos recebidas e muitas histórias para contar da fé que move os peregrinos à Grota Mariana de Boffa”, realçou a Irmã Ângela, das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário