quarta-feira, 23 de maio de 2018

CATIÓ, 25 ANOS DO CENTRO EDUCACIONAL SÃO BENTO




Em companhia da Irmã Maria Aparecida Silveira, brasileira, das Apostolas do Sagrado Coração, missionária em Contuboel, e atualmente colaborando na cúria diocesana de Bafatá, de 16 a 19 de maio, quarta-feira a sábado, Dom Pedro Zilli esteve visitando Catió.
O motivo principal da visita fundava-se na vivência de 04 momentos de alegria e de louvor ao Senhor: 1. os 25 anos da Fundação do Centro Educacional São Bento que abriu suas portas no dia 15 de outubro de 1993; 2. a inauguração do pavilhão com três salas de aulas e da quadra desportiva “Irmã Angélica”; 3. ação de Graças pela venerabilidade das fundadoras da Congregação das Beneditinas da Divina Providência, Maria e Giustina Schiapparoli; 4. agradecimentos.  

Relativamente aos 25 anos do Centro Educacional São Bento, no discurso preparado para a ocasião, Dom Pedro parabenizou a Instituição pelo número de alunos deste ano letivo 2017-2018: 310, dos quais 167 masculinos e 143 femininos. Recordou que, conforme publicado no Anuário das Dioceses de Bissau e Bafatá, para este ano 2018, “as Dioceses de Bissau e Bafatá possuem 33 Jardins Infantis, 59 Escolas EBU, 14 Liceus e 4 Escolas profissionais-Universidades, num total de: 24.757 alunos”. A partir desta estatística, ele realçou o seguinte: “os dados da Escola São Bento e os das duas dioceses revelam o empenho da Igreja Católica no âmbito da Educação. Uma educação que quer ser sempre da melhor qualidade, esperando que mais famílias priorizem a escola para seus filhos”. 

Referindo-se à inauguração do pavilhão, com três salas de aulas “doadas pela família Baletreri em recordação do seu querido Doutor Giovanni Baletreri” e da quadra desportiva “Irmã Angélica”, fruto do esforço da Congregação das Beneditinas da Divina Providência, Dom Pedro enfatizou: “o gesto da família Balestreri e dos benfeitores da Congregação das Irmãs Beneditinas, revela que a Providência Divina continua agindo no mundo e transformando corações. Isto nos recorda Madre Giustina que ‘confiava-se constantemente à Divina Providência’”. A respeito da venerabilidade das fundadoras da Congregação das Beneditinas da Divina Providência, Maria e Giustina Schiapparoli, Dom Pedro disse: “que coisa maravilhosa, meus irmãos: duas irmãs de sangue, duas consagradas, duas santas. Pensando nisso, vieram-me à mente, as palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate,12. “…quero assinalar que também o ‘génio feminino’ se manifesta em estilos femininos de santidade, indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo”.

Dom Pedro fez vários agradecimentos: “ao Senhor pelo Centro Educacional São Bento e por todas as nossas escolas; as Beneditinas da Divina Providencia, em Catió, desde 1984”; Recordou a oração feita na missa “pelas Irmãs da Divina Providência para que, fiéis ao carisma herdado das Servas de Deus, Maria e Giustina, possam torná-lo conhecido e amado como verdadeiro dom recebido do Pai Providente”. Fez menção especial às Beneditinas que estão em Catió neste momento: as Irmãs Margareth Nanjala, Odiliah Imbulah Sengo e Alice Namenge Kannuty. 

Agradeceu ao Senhor pelos Missionários do PIME em Catió, especialmente, os atuais: o Pároco, Pe. Giovani Phe Thu e o Vigário Paroquial, Pe. Maurizio Fioravanti. Enfatizou que “os missionários do PIME, em todos estes 25 anos da Escola São Bento, têm sido uma presença discreta, pontual e de efetiva colaboração”. agradeceu “ao Senhor pela Paróquia Santa Lucia de Augusta, Sicilia, geminada com a Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, desde 2002, por ter chegado até Catió, através da Família Balestreri. Agradeceu ao Senhor pela família Balestreri”. Agradeceu o “Senhor pela boa colaboração entre a Escola e as autoridades locais”. Agradeceu ao “Senhor pelos professores e pessoal da Escola; pela comunidade paroquial, pelos pais e encarregados da Educação, e sobretudo, pelos alunos”. Não faltaram momentos de divertimento e de premiações.


Na sexta-feira de manhã, com P. Phe Thu, visitou as tabancas da Gantone e Mato Farroba; na noite de sexta-feira e na manhã de sábado, presidiu às celebrações da Santa Missa na Igreja paroquial. Depois do café seguiu para Quebo e Bafatá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário