quinta-feira, 25 de agosto de 2016

GRUPOS CORAIS PAROQUIAS REALIZAM INTERCAMBIO


Durante três dias, 29 a 31 de Julho, o grupo Coral da Paróquia São José de Bolama esteve em Bissau na paróquia São Francisco de Assis para intercâmbio com seu o grupo Coral.
No primeiro dia, 29, sexta-feira, o grupo Coral de Bolama, acompanhado pelo Pe. Paulo de Pina, foi acolhido no Jardim Infantil das irmãs Hospitaleiras de Antula, na noite deste dia o grupo coral de Bolama fez a revisão dos cânticos do concerto.
No dia 30, sábado, os dois grupos participaram na Santa Missa com a comunidade, presidida pelo Pe. Paulo de Pina. Depois da Missa, Pe. Paulo orou uma palestra sob o tema: A importância da Música na celebração Eucarística. O tema foi bem acolhido e houve muita participação dos membros dos dois coros.
Na parte da tarde houve um momento dedicado a troca de experiências, sobretudo no que diz respeito ao modo de funcionamento dos dois grupos. Foi um momento enriquecedor e bem participado.
Na parte da noite, realizou-se um concerto musical ao vivo, acompanhado pela banda musical “No Ermondade”. Neste concerto o coro de Bolama cantou 12 músicas dedicadas ao tema da misericórdia e do amor e o coro de Antula cantou 04 músicas. O Pe. Paulo e Abi de almeida cantaram também. Este momento foi também bem vivido, houve aplausos e muita dança.


No dia 31, domingo, na Missa presidida pelo pároco da paróquia São Francisco de Assis de Antula, Pe. Celso Corbioli, o coro de Bolama assumiu a animação de todas as músicas da Missa. No fim, houve agradecimentos feitos pelos responsáveis dos dois coros. A Irmã Maria Germana de Amim Fernandes, que se despedia da comunidade de Antula para regressar a Portugal por motivos da saúde, foi homenageada, tendo recebido muitos agradecimentos pelos anos vividos na Guiné-Bissau. A irmã, que tem 75 anos de idade,  pertence à congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e deixa a Guiné depois de trinta anos de vida missionaria. Antes ela tinha passado treze anos no Moçambique, o que faz 43 de vida missionaria.

Ir.Germana, Pe.Celso, Ir.Eugenia...
Depois da Missa, houve almoço de confraternização e animação feita pela banda no “ No Ermondadi”. No fim houve discursos de despedida pelo Pe. Paulo de Pina Araújo, Assistente Espiritual do Coro de Bolama e pela Irmã Lurdes, assistente do coro de Antula, também os respetivos responsáveis dos dois coros fizeram os seus discursos, desta maneira deu-se por encerrado o intercâmbio entre os dois grupos corais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário