sábado, 27 de agosto de 2016

SHOENSTATT FAZ MISSÃO EM BISSAU

Missionarios em oração na capela do Seminario em oração 
De 5 a 19 de Agosto, acompanhados pela senhora de Schoenstatt, Rosana Silva e o padre português Daniel Moreira Miguel da Diocese de Setubal, 30 jovens universitários portugueses estiveram na Paróquia Cristo Redentor, em Bissau, a missionar. 


Hospedes no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Ferrazzetta, partiam todas as manhãs em companhia do Pe. Dingana Siga, coordenador do Movimento Apostólico de Nossa Senhora de Shoenstatt na Guiné-Bissau, encontrando-se com 20 jovens universitários guineenses para, em conjunto, visitarem as famílias nos bairros da paróquia. Durante as visitas, os missionários rezavam com elas, ajudavam nos trabalhos domésticos, conversavam com os adultos e brincavam com as crianças. A tarde, depois do almoço no seminário, voltavam para a paróquia onde se reuniam com os jovens e com as crianças. Ao fim da tarde ensaiavam os cantos, rezavam o terço e terminavam o dia com a celebração da Santa Missa. Durante a estadia em Bissau, visitaram a Casa de Acolhimento Bambaram, uma escola e um hospital.

Em frente à capela da Missão em Bafatá
Na quinta-feira, dia 18, os missionários vieram a Bafatá, para a missa da Aliança presidida por Dom Pedro, concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça, Pe. Alberto Gomes, Pe. Dingana Siga, Pe. Clemente Gomes e Pe. Daniel Miguel, na qual foi entregue a coroa de Nossa Senhora ao Movimento em Bafatá, que teve seu início em 2012.
 
Inicio da Missa em Bafatá
No sábado, dia 20, os missionários visitaram Buba, onde Pe. Dingana é vigário paroquial, participaram no domingo, dia 21, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, da festa da paróquia Nossa Senhora da Graça e da Diocese na catedral de Bafatá.

Na Ermida em Bafatá
Na manha do dia 23, terça-feira, na Curia de Bissau, Rosana e Pe. Dingana tiveram um encontro com o Bispo de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign, seu Auxiliar, Dom José Lampra Cá e Dom Pedro Zilli. No encontro, Rosana falou sobre a “importância de os jovens guineenses terem-se sentido missionários com os portugueses”. Salientou que os “guineenses cuidaram dos portugueses que, pela primeira vez, entravam em contato com uma outra realidade”. Acrescentou que os “missionários portugueses ficaram com uma imagem positiva da Guiné-Bissau, sentiram-se muito bem acolhidos, tendo aprendido a valorizar melhor aquilo que têm, sendo chamados a uma vida mais simples”. Nas suas palavras, Dom Câmnate parabenizou os jovens missionários portugueses “pela coragem de vir à Guiné, pois a imagem que se difunde do País não é a melhor…!”. Enfatiza que os missionários “entraram nas prioridades da Igreja da Guiné ao se empenharem com as crianças, jovens e famílias”. Augura que “o intercâmbio continue”.

Pe. Dingana, D. Câmnate, Rosana, Dom Pedro, Dom Lampra
Pe. Dingana Siga, em jeito de avaliação, realça que a Missão em Bissau, “correu bem e se for mantido o espirito com o qual foi iniciada, num futuro próximo, ela poderá incentivar a dimensão missionária laical em que jovens universitários evangelizem outros jovens e famílias”. 

Na quarta-feira, dia 24 de agosto, depois de uma experiência inesquecível e sonhando voltar para o ano, os missionários disseram-me muito agradecidos a D. José Câmnate, D. José Lampra, ao pároco da Paróquia Cristo Redentor Pe. Bernardo da Cunha e ao seu Vigário Paroquial Pe. Massiev N´Deque, ao Pe. Marcos Baliu e as senhoras do seminário pelo generoso acolhimento. Ficaram agradecidos a Dom Pedro Zilli, à Curia Diocesana e à Paroquia Nossa Senhora da Graça pelos dias de alegria e de fé vividos em Bafatá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário