sexta-feira, 26 de agosto de 2016

LICEU PE. LEOPOLDO PASTORI FESTEJA XIV GERAÇÃO DE FINALISTAS

Finalistas do 12ª ano
Sob o lema “a beleza de ser um eterno aprendiz”, no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Bafatá, no sábado, dia 13 de agosto, o Liceu Pe. Leopoldo Pastori viveu mais uma grande alegria: a entrega dos diplomas a 33 finalistas do 12º Ano (2015-2016) e certificados para 50 participantes do 1º Curso Básico de Informática. Com a participação de amigos e familiares dos formandos, Dom Pedro Zilli abriu a cerimónia com um momento de oração, convidando a todos a agradecerem a Deus por uma conquista que é, sobretudo, um dom de sua graça. Apos o Hino Nacional, o Supervisor do Liceu, Pe. Lucio Brentegani deu boas vindas a todos. Falou, entre outros aspectos, “da necessidade de investir na qualidade humana dos alunos”, salientando que esta é “a vocação da Escola”. Para tanto, acrescenta que “é preciso colaboração e diálogo nos diversos setores da Escola”. Desejou a cada um dos formandos que “encontre o seu lugar na nossa sociedade. Enfatiza que a Guiné espera por cada aluno”.


O Sr. Silvano Choco Cinho, Diretor Regional de Educação, desejou a todos, “boas possibilidades nas universidades ou nos cursos profissionais do País”. Irmã Ana Lúcia dos Santos, coordenadora da Comissão Diocesana de Educação e Ensino, realça o fato de, entre os formandos, haver um bom grupo de raparigas, o que “garante que as mulheres vão assumindo sempre mais seu lugar na sociedade”. Monica Canavesi, ALP de Nhabijão, Madrinha da turma juntamente com Biansum, que foi padrinho, recorda que a “formação inicial que recebemos nas nossas vidas, tornam-se base para toda a vida”. O Governador da Região, Sr. Abudu Sambú  agradeceu, em nome do Governo, o Liceu Pe. Leopoldo Pastori. Parabeniza os alunos pelo esforço. Exorta-lhes a “não se contentarem com o 12º Ano que é somente a chave que a porta para um bom caminho no futuro”. 


Após a entrega dos diplomas, Dom Pedro realçou que a Escola deve formar pessoas que o Pais e o mundo precisam. Relembrando a Semana Cultural do Liceu, de maio passado, salientou que alguém agradeceu os “incansáveis professores”. Acrescentou que agradecia os “incansáveis” professores, mas também a Direção, pais e encarregados da Educação, os alunos, todo o pessoal da Escola, os benfeitores. São todos “incansáveis”, pondera. Recorda que o Liceu Pe. Leopoldo Pastori é católico, mas ao serviço de todos. Augura que os alunos saídos do Liceu sejam promotores do diálogo entre as religiões, trabalhem pelo Bem comum da sociedade e do desenvolvimento do Pais. Enfatiza que “a Guiné-Bissau é um Pais agrícola e que agricultura anda um pouco abandonada e carente de técnicas mais modernas”. Incentiva os alunos a não negligenciarem a agricultura, mesmo porque “a cidade não consegue oferecer trabalho para todos”, arremata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário