sexta-feira, 10 de junho de 2016

SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL SEMIALARGADO


Teve lugar em Bafatá, no salão da Cúria diocesana, nos dias 07 e 08 - terça e quarta-feira -, a reunião do Secretario Diocesano de Pastoral Semialargado da Diocese de Bafatá. Participaram da reunião, além do Dom Pedro Zilli, os Delegados do Bispo nos Setores Pastorais, os Coordenadores das Comissões Diocesanas - Párocos e Responsáveis de Missões que não estão representados no grupo anterior. Somente o Vigário Geral, Pe. Domingos da Fonseca, não pôde participar.
Tendo em conta o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Ano da Reconciliação na África e a apresentação das informações recolhidas pelo Conselho Permanente do Secretariado nas Paróquias/Missões sobre o ano pastoral e o Jubileu, o Secretariado avaliou o percurso feito pelas Paroquias/Missões e Comissões no ano pastoral 2015-2016, prestes a concluir. A avaliação teve, igualmente em considerarão, que o Plano de Pastoral foi elaborado em sintonia com os dois Sínodos dos bispos sobre a família de 2014 e 2015 e que, no próximo ano pastoral, o tema será enriquecido pelo fruto destes Sínodos dos bispos, que é a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” – “A alegria do amor”. Neste sentido, Pe. José Pizzoli apresentou uma síntese da referida Exortação Apostólica.


O Secretariado partilhou uma reflexão e aprofundamento sobre o tema do próximo ano pastoral, de modo a oferecer às Paroquias/Missões e Comissões Diocesanas uma boa base sobre a qual preparar, antes do início do próximo ano pastoral, a programação das próprias atividades, a nível diocesano, Setorial e Paroquial. Avaliou como, muito positivo, o modo como está a ser vivido o Jubileu Extraordinário da Misericórdia: tudo o que foi programado está a ser realizado com muito entusiasmo e muito boa preparação.

O Plano de Pastoral da Diocese de Bafatá 2014-2017: “Igreja, família evangelizadora”, que tem o seguinte desenvolvimento:
  • 2014-2015: “Tornai-vos imitadores de Deus” (Ef. 5,1) (A família cristã)
  • 2015-2016: “A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma” (At. 4,32) (A família cristã na comunidade)
  • 2016-2017: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10) (A família cristã missionária)


Nenhum comentário:

Postar um comentário