quinta-feira, 9 de junho de 2016

DIOCESE DE BAFATÁ JUBILEU DOS CATEQUISTAS


De 03 a 05 de junho – sexta-feira a domingo – 150 catequistas da Diocese de Bafatá reuniram-se, em Bafatá, para a celebração do seu Jubileu da Misericórdia na ocasião da festa litúrgica de São Carlos Lwanga, dia 03 de junho, escolhido, na Guiné-Bissau, para Padroeiro dos catequistas.


Sexta-feira à tarde, na abertura do Jubileu, Dom Pedro exortou os catequistas a “viverem como cristãos discípulos de Cristo, a serem missionários”. Pe. Domingos da Fonseca, Vigário Geral da Diocese, sublinhou a “importância de catequistas adultos, pois uma Paróquia fundada nos jovens dever renovar, todos dos anos, o grupo de catequistas, devido ao fato que a maioria deles sai do interior em busca de estudos superiores”.


 No sábado de manhã, apos à Missa de São Carlos Lwanga, Pe. Jose Pizzoli apresentou o tema: “catequista, instrumento da misericórdia do Pai”. Depois da apresentação, houve várias perguntas e reflexões dos catequistas, tais como: quais as condições para que uma pessoa possa ser considerada catequista? Foi dito que um catequista deve ter um bom conhecimento da Bíblia e da Doutrina da Igreja; ser paciente com o catequizando; respeitar as leis e regras da Paroquia e da Diocese; ser paciente com os catequizandos; preparar bem as lições; ser pontual na catequese; participar da Missa também nos dias semana, etc. 


Na parte da tarde, o grupo foi animado com orientações práticas para uma melhor organização da catequese e outros momentos de animação. Os 3 dias foram marcados pela Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas presididas por Dom Pedro Zilli e orações. No domingo, Decimo Domingo do Tempo Comum C, sob a presidência do Dom Pedro, os catequistas peregrinaram até à Catedral e passaram pela Porta da Misericórdia, tendo participado da Santa Missa com a comunidade paroquial Nossa Senhora da Graça. 


Na conclusão do Jubileu, os catequistas agradeceram ao Bispo, a Paroquia Nossa Senhora da Graça e Curia pelo bom acolhimento, apesar dos limites logísticos. Agradeceram a Comissão de Catequese Diocesana nas pessoas do Pe. Fabio Motta, Pe. Paulo de Pina Araújo e Irmã Celeste Epifania Martinez pela boa preparação e condução do Jubileu. Disseram que voltavam para suas Paroquias e Missões com “o coração renovado e dispostos a viver, mais profundamente, sua ‘vocação e missão de catequistas’”



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário