quinta-feira, 9 de junho de 2016

FESTA DO PADROEIRO NO LICEU PE. LEOPOLDO PASTORI DE BAFATÁ

Pe. Leopoldo Pastori 
 Por ocasião do 20° aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori, PIME, de 23 a 26 de Maio 2016, realizou-se mais uma festa com os alunos do “Liceu Pe.Leopoldo Pastori” da Diocese de Bafatá.  
Com testemunhos sobre a vida e a obra do Pe. Pastori, proferidos pelo Pe. Guerino Vitali, PIME, Dr. Apolinário Mendes de Carvalho e João Lima, Diretor do Liceu, dois membros do Grupo Libertason, Irmã Ana Lúcia dos Santos, Coordenadora da Comissão Diocesana de
 Educação e Ensino, do Sr. Abulai Só, Representante dos Pais e Encarregados da Educação, Pe. Lucio Brentegani, Supervisor do Liceu, Dom Pedro Zilli, e outros, os três dias foram muito bem animados com boa participação dos alunos.



Na manhã do dia 26, aniversário da morte do Pe. Leopoldo, às 08h15 foi celebrado a Santa Missa presidida por Dom Pedro Zilli. Na homilia, Dom Pedro recordou que na missa pela alma do Pe. Leopoldo, no dia 29 de maio de 1996, na Sé Catedral de Bissau, Dom Settimo Arturo Ferrazzetta disse que “Pe. Leopoldo era um Santo”. Nas preces, foi feita a oração pela “beatificação do Pe. Lepoldo Pastori”. O Sr. João Lima sublinhou que a Escola, que se transformou em Liceu Pe. Leopoldo Pastori, abriu suas portas no Ano Letivo 93-94 para atender a um pedido expresso da comunidade. Salienta que “durante toda a sua existência, a Escola não se limitou apenas a ensina conceitos, mas também cultivar o ser social de uma Educação sadia e acima de tudo, a contribuir na formação integral que homem guineense que tanto precisa”. Realça que Pe. Lepoldo “aceitou o desafio de construir-se como homem, cristão, sacerdote e missionário até a fim de sua existência”. Irmã Ana Lúcia chamou a atenção dos presentes para dois conceitos fundamentais na vida de um aluno e de todo o ser humano: “respeito e disciplina”.
 Enfatiza que “cada momento da vida é importante”. Exorta os alunos a “não deixar para estudar somente lá na frente, sem valorizar o momento presente”.
O Sr. Abulai Só inicia agradecendo os “incansáveis” professores, desejando-lhes “longa vida”. Agradece todo o apoio do bispo. Fez uma lista de alunos que passaram pelo Liceu e que hoje são universitários ou já formados em Instituições Universitárias tanto na Guiné Bissau como fora do País. Dom Pedro sublinhou que o Liceu Pe. Leopoldo Pastori é uma instituição católica, mas que, no entanto, está a serviço de todos: católicos, evangélicos, muçulmanos e religião tradicional. Incentivou os alunos a cultivarem o diálogo entre as religiões e a prepararem-se para empenhos políticos e sociais com abertura de coração para as necessidades dos irmãos. Pe. Lucio Brentegani disse que estes dias o ajudaram a reforçar a coragem para continuar a trabalhar no Liceu. Exorta para que o Liceu seja “lugar de diálogo”, de “encontro de raças, religiões”. Que seja um “laboratório” de busca de contribuições para o bem de todos. Que “cada um dê tudo o que está ao seu alcance para o bem de todos”.



O Liceu Pe. Leopoldo Pastori, no ano letivo 2015-2016 conta com 293 alunos da sétima à décima segunda classe: 128 masculinos e 165 femininos. Pe. Leopoldo, Missionário do PIME,  “o Missionário-Monge” como era chamado, nasceu em Lodi (Itália) no dia 09 de fevereiro de 1939, chegou pela primeira na Guiné-Bissau em 1974, fez missão em Bafatá, Centro de Espiritualidade de Ndame,…! Faleceu no dia 26 maio de 1996. Em 2012, os bispos da Guiné-Bissau e o Superior Regional do PIME escreveram ao Bispo de Lodi, pedindo-lhe que iniciasse a sua causa de beatificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário