sexta-feira, 24 de junho de 2016

ASSOCIAÇÃO DO CLERO DIOCESANO DA GUINÉ-BISSAU REUNIU-SE





Nos dias 22 e 23 de junho – quarta e quinta-feira- a Associação do Clero Diocesano da Guiné-Bissau – ACD-GB- reuniu-se no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta , em Bissau. Na manhã do dia 23, Pe. Bernardo da Cunha, coordenador da Associação, em fim de mandato, abriu a reunião felicitando os Padres Domingos Cá e Francelino Nhaga pela celebração do Jubileu Sacerdotal celebrado no mês de maio. Eles foram ordenados sacerdotes no dia 19 de maio de 1991, no Estádio 24 de Setembro, em Bissau. Pe. Bernardo apresentou aos 22 presentes, entre os quais, Dom Pedro Zilli, o Relatório das Atividades e o Relatório Económico do Ano Pastoral em curso – 2015-2016. Depois de sua apresentação, houve intervenções sobre os relatórios e sugestões a respeito das perspetivas para o próximo ano pastoral 2016-2017. A seguir, Pe. Francelino Nhaga refletiu com o grupo sobre a “Estrutura para o Tribunal Eclesiástico”, falando especificamente do “Libelo”. Concluída esta reflexão, foi feita a eleição para nova Direção da ACD-GB, com um mandato de 03 anos. Pe. Bernardo da Cunha foi reconduzido à função de Coordenador; Vice-coordenador – Pe. Domingos Binhague; Secretário – Pe. Paulo de Pina Araújo; Vice-secretário – Pe. Dingana Siga; Tesoureiro – Pe. José Pizzoli; Pe. Bernardo realçou que a coordenação do mandato passado, eleita em 18 de outubro de 2012, tem consciência de que “não sem dificuldades, cumpriu sua missão e que a nova coordenação, certamente se empenhará para “estar sempre mais à altura da missão confiada”. Os participantes agradeceram a Direção cessante pela “maneira sábia com que conduziu a Associação nos últimos 04 anos” e confirma à nova, “todo o apoio e colaboração para o mandato ora iniciado”.


Alem do que as Dioceses propõem, na reunião foram elencadas algumas perspetivas para o Ano Pastoral 2016-2017 que deveriam ser objeto da atenção dos sacerdotes: aprofundar o que o Papa Francisco pede aos sacerdotes, em relação à família, na Exortação Apostólica Pós- Sinodal “Amoris Laetitia”; Elaborar o Regulamento Interno da Associação; Insistir sobre a “urgência” da “casa do clero diocesano da Guiné-Bissau para doentes e idosos” e que Associação deve participar na discussão sobre a construção de tal casa; Que os jubileus sacerdotais sejam mais bem promovidos e incluam a participação de todos os sacerdotes. Sejam celebrados com “maior solenidade pelo grupo”; Elaborar um regulamento relativo à utilização solidária do dinheiro proveniente da Reforma civil guineense do clero e de outros fundos para ajudar as dioceses nas despesas com os sacerdotes doentes e idosos;
Por fim, antes da oração do Angelus e conclusão da reunião com o almoço, foram marcados os encontros e retiro da Associação para o Ano Pastoral 2016-2017.
 
Pe.Bernando da Cunha e Pe.Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário