terça-feira, 5 de maio de 2015

UNIAPAC EM VISITA À GUINÉ-BISSAU


 
Maria Joaquina, Dom Pedro, Zeferino, Dom Lampra
De de 28 de abril a 03 de maio, a Igreja da Guiné-Bissau  viveu a alegria da visita da delegação UNIAPAC/AFRICA (International Christian Union of Business Executives - União Internacional Cristã de Dirigentes de Empresas), chefiada pelo seu Presidente Dr. Zeferino Estêvão Juliana (de Angola) e as senhoras Rosa da Lomba (de Cabo-Verde), do Gabinete Estratégico da UNIAPAC AFRICA e Helena Chiuissa (de Angola), do Secretariado da UNIAPAC AFRICA.
No encontro na cúria diocesana, em Bissau, no dia 29,  quarta-feira à tarde, Dom Pedro Zilli deu as boas vindas aos ilustres hóspedes, dizendo “estar certo de que a visita da UNIAPAC/ÁFRICA será uma ocasião muito propícia para que, na Guiné-Bissau, como cristãos, possamos aprofundar a Doutrina Social da Igreja relativamente à vida empresarial, promoção da paz, justiça social e desenvolvimento social e individual”. Augurou que “através da partilha com os amigos, nossa Igreja da Guiné-Bissau continue a crescer na consciência do seu serviço ao povo do nosso País, especialmente, das pessoas mais carenciadas”. 

Dom José Lampra Cá, salientou que “nesta fase em que a Guiné-Bissau está a dar sinais positivos de desenvolvimento, a ajuda de instituições internacionais é fundamental”. A senhora Maria Joaquina Mendes Correia Silva, representando a AQUALEICA (Associação de Quadros Leigos Católicos) da Guiné-Bissau, enfatizou que a presença da UNIAPAC “é um oxigénio a serviço da comunidade”. Agradeceu a Igreja da Guiné-Bissau pelo apoio à Aqualeica. O Dr. Zeferino disse aos participantes que a UNIAPAC está presente em 55 países em todo o mundo, que na Africa foi fundada em 2010 e que, no nosso continente, conta 13 países, entre os quais, Angola e Cabo Verde. Sublinhou que a missão da UNIAPAC consiste em encorajar e formar os leigos nas várias áreas de intervenção na sociedade, nomeadamente nos campos social, económico e político e propor a organização da sociedade a partir dos quatro grandes princípios da Doutrina Social da Igreja: dignidade da pessoa humana, bem comum, subsidiariedade e solidariedade. Enfatizou a importância de colaborar na “transformação do continente para o bem de todos, instruindo e formando consciências”. Diz da necessidade de “um grande programa de formação”.

Maria Joaquina, Rosa, Zeferino, Helena
Após às palavras do Dr. Zeferino, houve várias intervenções. Dentre elas, Dr. José Antonio da Aqualeica, mostrou sua alegria em realçar que “a Igreja conta com os leigos e que é preciso que eles estejam mais dispostos a assumir os desafios”.
Em Bafatá, sob a presidência do Pe. Domingos da Fonseca, Vigário Geral, no dia 02, sabado de manhã, estiveram o Dr. Zeferino, senhora Helena Chiuissa e Dr. José Antonio.  Reuniram-se com 30 pessoas, entre sacerdotes, pastores evangélicos e leigos de Bafatá. Dr. José Antonio deu uma breve explicação do significado  de AQUALEICA. Explicou que a visita da  UNIAPAC/AFRICA servirá para reforçar a presença dos Leigos Católicos na ação social. Dr. Zeferino falou da UNIAPAC INTERNACIONAL desde a sua origem em 1931 e a sua difusão até à data presente em todo o mundo, inclusive na África. Aprofundou, como em Bissau, os seus objetivos. Os participantes ficaram muito agradecidos pela visita e dispostos a aderir a iniciativa que impulsiona o empenho dos leigos no social.

UNIAPAC na Curia Diocesana de Bafatá



Nenhum comentário:

Postar um comentário