segunda-feira, 25 de maio de 2015

SACERDOTES RECÉM ORDENADOS E DIÁCONOS REUNIRAM-SE

No Liceu Pe. Leopoldo Pastori que está no recinto da cúria diocesana de Bafatá

Nos dias 20 e 21 de Maio (quarta e quinta-feira), na cúria diocesana de Bafatá, os sacerdotes com menos de 05 anos de ordenação sacerdotal e os Diáconos estiveram reunidos para mais um momento formativo. Os 19 sacerdotes e os 02 diáconos, entre  diocesanos e diferentes Congregações que atuam na Guiné-Bissau, acompanhados pela “Comissão Interdiocesana de Acompanhamentos dos Sacerdotes Recém-ordenados”, tiveram como assuntos tratados: a Lei Trabalhista na Guiné-Bissau e a visão da família na perspetiva do Sínodo sobre a família a ter lugar em Roma,  em outubro deste ano,  e o que as famílias esperam de  seus pastores.
Na manhã do primeiro, dia 20, iniciou-se o encontro com uma meditação animada pelo Padre Celso, Coordenador da Comissão,  sobre a mensagem do Papa Francisco para as vocações, neste ano de 2015: «O êxodo, experiência fundamental da vocação”. Após à meditação,  continuou-se o encontro com Dr. José António, Advogado do INSS, que falou sobre a Lei do Trabalho na Guiné-Bissau. Dr. José António explicou os critérios do relacionamento do patronato com os seus trabalhadores e como é que as Leis funcionam em relação às partes envolvidas, isto é, entre o patronato e o trabalhador. Os presentes manifestaram sua gratidão ao Doutor pelos esclarecimentos,  “porque, ponderaram, são assuntos que, hoje em dia, estão a ocupar um grande espaço de reflexão e ação” .
No período da tarde, o casal, Sr. Benício Sanches Tavares e sua esposa Dona Titina Tavares,  abordaram o  assunto da família na perspectiva da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo da Família,  sob o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, que terá lugar de 4 a 25 de outubro de 2015.  Num segundo momento, os dois pediram aos sacerdotes que se aproximem sempre mais das famílias e sobretudo dos casais jovens.
No segundo dia do encontro, dia 21, com a participação  de Dom José Lampra Cá, Presidente da Comissão de Acompanhamento…, Padre Abraão A. Sambu, membro da Comissão, fez uma síntese daquilo que foi relatado durante os dois encontros do dia anterior. A partir daí, Dom Lampra aconselhou os sacerdotes a saberem se relacionar com os  trabalhadores.
 Dom Pedro, que estava presente no final do encontro, usou de Palavra. Com todo gosto afirmou que a igreja da Guiné-Bissau está crescendo no número de ordenações sacerdotais sublinhando que esta “é grande uma benção de Deus”.
Padre Celso pediu aos Padres que estão a deixar o grupo, por terem completado cinco anos de ordenação sacerdotal, que deixassem algumas palavras. Foi sublinhado que este período de acompanhamento, no início do sacerdócio, é fundamental para um eficaz confronto com a realidade quotidiana da vida sacerdotal e da pastoral.  Agradeceram pelo bom acompanhamento.
O encontro culminou com um almoço na casa dos Padres da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá.   
Pe. Celso enviou uma mensagem aos bispos e aos participantes, dizendo: “Agradecemos a Deus pelo encontro de Bafatá e agradecemos todos aqueles que nos ajudaram, em particular Dom Pedro e Dom Lampra, os padres que nos deram hospitalidade, P. Alberto Gomes e P. Admir Cristiano Barreiro e os oradores. Nestes dias rezemos pelos Diáconos Inácio e Dingana, que serão ordenados sacerdotes e pelos freis franciscanos António e Máximo que serão ordenados diáconos. Peçamos a Deus que os ajude a serem testemunhas alegres do Evangelho”.

Na Capela de Fátima em Bafatá


Nenhum comentário:

Postar um comentário