sexta-feira, 15 de maio de 2015

CARDEAL JOÃO BRAZ DE AVIZ VISITA A GUINÉ-BISSAU


Cardeal de Aviz, Nuncio Apostólico, Dom Luis Mariano
Para encontrar os consagrados e consagradas, dentro do Ano da Vida Consagrada, de 11 a 14 de maio (segunda a quinta-feira) a Igreja e o País da Guiné-Bissau tiveram a felicidade de acolher Sua Eminência, Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCVA). Durante sua visita, num ambiente de oração e comunhão, foi feito um lindo caminho, em união  com o Santo Padre Papa Francisco, representado pelo Sr. Núncio Apostólico Dom Luis Mariano Montemayor e pelo próprio cardeal. Cardeal, Núncio, Bispos da Guiné-Bissau, consagrados e consagradas estiveram igualmente unidos à Sua Excelência Dom Benjamin Ndiaye, Arcebispo de Dakar e Presidente da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau que enviou uma fraterna mensagem à sua Eminência.

Dom José Câmnate, de  Aviz, Irmã Laura
Cheia de alegria, irmã Laura Aguilar, Presidente da Vida Consagrada na Guiné-Bissau, nas palavras de acolhida, disse: “em boa hora acolhemos aqueles que vêm em nome de Deus. Senhor Cardeal e senhor Nuncio, dai-nos a  vossa Bênção de Pais e Pastores para nunca nos desviarmos da verdadeira fé e da única Igreja; dai a vossa Bênção apostólica para  os religiosos, aos  leigos e leigas consagrados da Guiné- Bissau”
Dom Pedro Zilli, Encarregado da Vida Consagrada na Guiné-Bissau, na sua mensagem de bem-vindo, disse ao Cardeal: “que nestes dias dentro do Ano da Vida Consagrada, com sua amável e apostólica presença, possamos crescer todos juntos na intensidade de vida de todos os carismas presentes na Guiné-Bissau”. Deu igualmente, bem-vindo ao Núncio Apostólico,

No salão paroquial de Brá
No principal momento da visita, o Cardeal encontrou os cerca de 150 consagrados e consagradasno salão paroquial São João Batista de Brá, citando o Papa Francisco à Vida Consagrada, Dom João dizia "onde estão os religiosos existe alegria, porque Deus faz dos consagrados e consagrados pessoas felizes". Sublinhou que “devemos seguir as indicações do Santo Padre. Não tem sentido um consagrado sem alegria, porque se alguém encontrou um grande ideal, é necessário que esteja alegre, se estiver triste não adianta. Que sejamos corajosos, capazes de anunciar os valores do reino de Deus, e também ser capazes de sair de nós mesmos”. Dom João diz ter notado que os consagrados e consagrados vivem na Guiné-Bissau, muito próximo uns dos outros e, a partir daí, sublinha a “importância da comunhão entre os vários carismas presentes no País; comunhão com os bispos e com toda Igreja”. Convidou a todos a “não deixarem diminuir o ritmo de oração e a privilegiarem a comunhão na vida comunitária”.
No final do encontro, foi entregue ao Cardeal, ao Núncio, aos Bispos, às Congregações, Institutos, Associações, Seminários e Fidei Donum, o livro “A Igreja que somos”, publicado com a data de 02 de fevereiro deste ano. Nele são apresentados a historia,  carismas das 30 Congregações e Institutos, das 02 “Novas Comunidades”. Fala-se também dos diocesanos e dos “Fidei Donum”.  
Dom Pedro, um membro do governo, Nuncio Apostólico, Presidente da Republica, Cardeal, Dom Câmnate
Muito significativo foi o momento fraterno do Cardeal, Núncio Apostólico, Bispos, consagrados e consagradas com o Sr. Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Sr. José Mario Vaz. Dirigindo-se ao Presidente, Irmã Laura, entre outras coisas, disse: “o convite que Sua Excelência nos fez para que, juntamente com o Sr. Cardeal, o Sr. Núncio Apostólico, nossos Bispos da Guiné, vivêssemos um momento fraterno aqui na Presidência, nós o interpretamos com um sinal importante de reconhecimento de sua parte por tudo aquilo que, nós consagrados e consagrados estamos a realizar pelo bem do nosso povo guineense, especialmente, pelos mais carenciados e dentre os carenciados, as crianças”. Comunicou ao Presidente que os consagrados e consagradas, mais conhecidos por missionários, são provenientes de 22 Países, 23 com a Guiné-Bissau e se empenham na evangelização, na saúde, na educação.

Foto da "família" com o Presidente da Republica
A visita do Cardeal à Guiné foi definida como “histórica”, “maravilhosa”, “momento de renovação da Vida Consagrada”, “uma graça para a Igreja e para o País”. A expressão que mais define o sentimento de todos os consagrados e consagradas é esta: “obrigado Dom João por tudo. Obrigado por nos trazer uma palavra de alegria, de encorajamento e esperança”. Os agradecimentos são extensivos ao Sr. Nuncio Apostólico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário