domingo, 10 de maio de 2015

EMPADA ACOLHEU XI JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE CATÓLICA GUINEENSE


Catequese
De 08 a 10 de maio, sexta a domingo, a Paróquia Nossa Senhora Consolata de Empada acolheu a XI Jornada Diocesana da Juventude Católica Guineense. Dom Pedro Zilli, sacerdotes, irmãs, diáconos e leigos missionários acompanharam os cerca de 700 jovens provenientes de quase todas as paróquias e missões da Diocese. Toda a Jornada foi marcada pela Mensagem do Papa Francisco para a 30ª JMJ 2015, cujo tema é: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”(Mt.5,8). Na sexta-feira, dia 08, à noite, houve uma linda Adoração Eucarística animada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Catió. 


Desde o início da Jornada, o logotipo da Jornada Mundial da Juventude, Cracóvia 2016, esteve exposto e no sábado de manhã, antes da catequese, foi feita a oração para a referida jornada. Dom Pedro fez a catequese e depois presidiu à Santa Missa. Na catequese, citando acontecimentos eclesiais em 2015, falou aos jovens dos 50 anos da ultima sessão do Concilio Vaticano II com o discurso do Papa Paulo VI no dia 07 de Dezembro de 1965; do Ano da Vida Consagrada; do Sínodo da Família; do ano da Misericórdia; dos 25 anos da visita do Papa João Paulo II à Guiné-Bissau em 1990. Falou da Mensagem do Papa Francisco aos jovens. Irmã Maria de Lourdes, Missionária da Consolata, apresentou a pessoa da Irmã Irene Stefani, carinhosamente chamada de “Nyaatha” (“mãe toda misericordiosa”) na língua kikuyu. 

Missa sábado de manhã
Dom Pedro apresentou Dom Oscar Romero que, como o definiu, Dom Vincenzo Paglia, autoridade vaticana que está encabeçando sua causa de beatificação, foi “um mártir da Igreja do Vaticano II”. Ambos, Irene e Romero, serão beatificados no dia 23 deste mês de maio.  A partir da catequese, surgiram perguntas e reflexões, por pelo menos, 10 jovens. Todas questões pertinentes, sinais de um bom caminho que a nossa juventude está a fazer. À tarde, houve a marcha dos jovens, jogos feminino de masculino e à noite, concurso musical apresentado pelas diversas paróquias e missões da Diocese, fundado no lema da Jornada “Felizes os puros de coração,…”. Catió ganhou em 1º lugar, Bolama em 2º e Nossa Senhora da Graça de Bafatá, em 3º. Foi uma noite linda que contou com a presença de cantores da “Nova Geração”, do Administrador de Empada, Sr. Mário João do Santos, cristão católico.

Na manhã de domingo, a missa de conclusão da JMJ que Dom Pedro diz ter presidido “com muita satisfação, pois eu vivi estes dias com muita alegria pelo modo como a JMJ transcorreu. Tudo bem organizado, um balanço positivo”. Comunicou aos jovens e a todos os presentes que Dom José Câmnate Na Bissign e o Núncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor, que presidiu a Santa Missa de encerramento da JMJ, em Quinhamel, enviaram uma grande saudação aos jovens de Empada, tendo por sua vez, enviado sua saudação aos mais de 2000 jovens em Quinhamel. No fim da celebração, que contou com a presença da comunidade de Empada, de representantes muçulmanos e do Administrador do Setor de Empada, Dom Pedro anunciou que no próximo ano, a JMJ Interdiocesana será em Bissau. Por fim, Pe. Maio da Silva, coordenador da juventude na Diocese de Bafatá, fez os vários agradecimentos. No inicio da celebração, Pe. Antonio Ambona, pároco e o Sr. Administrador já haviam dirigido aos presentes, uma saudação. Sublinhe-se que em vários momentos da JMJ, Dom Pedro convidou os jovens a rezarem pela visita à Guiné, do Sr. Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCVA), nos dias 11 a 13 de maio, segunda a quarta feira desta semana.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário