sexta-feira, 29 de maio de 2015

SEMANA CULTURAL NO LICEU PE. LEOPOLDO PASTORI DE BAFATÁ

Pe. Alberto Gomes, Pe. Admir, Irmâ Vitoria, Dom Pedro, Irmã Alessandra, Irmã Fabiana
 Por ocasião do 19° aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori, de 20 a 26 de Maio, realizou-se mais uma Semana Cultural com os alunos do “Liceu Pe.Leopoldo Pastori” da Diocese de Bafatá.  Com a ajuda e o testemunho do Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional PIME Guiné-Bissau, Dom Pedro Zilli, Dom José Lampra Cá, Pe. Admir Cristiano Barreiro, Irmã Alessandra Bonfanti, Superiora das Missionárias da Imaculada na Guiné-Bissau, Sr. João Lima, Diretor do Liceu, Sr. Domingos Alexandre Fernandes, Carlos de Oliveira Cruz e do Professor Mateus Lopes Furtado, os alunos refletiram sobre a vida e a obra do Pe. Leopoldo; ajudados pela brasileira Viviane de Souza, refletiram sobre Paulo Freire e sua Pedagogia onde “educar é amar”.

Dom Pedro, Pe. Zamberletti, Sr. João Lima

 Viviane realçou  que a juventude e não somente, tem a sorte de poder contar com pessoas que, como Freire, Amilcar Cabrar, Pe. Leopoldo, Dom Settimio e tantos outros educadores nunca deixaram de propor algo para  que a sociedade possa ir sempre mais à frente na realização dos sonhos de dias melhores para todos. São pessoas que prezaram a liberdade do povo, o desenvolvimento e a educação com amor. Outro tema importante foi: “como os alunos do Liceu Pe. Leopoldo Pastori podem servir a sociedade a partir daquilo que nele aprenderam?” A este respeito, o Professor Silvano Choco Cinho, Diretor Regional da Educação, salientou que “este Liceu já gerou dezenas e dezenas de eminentes profissionais na Guiné-Bissau: gerentes de Banco, advogados, administradores, professores…e até padres”.  A celebração da Santa Missa e a oração interreligiosa foram dois momentos fundamentais. Alem do seu valor em si, mostraram que o Liceu Pe. Leopoldo é católico a serviço de todas as crenças e que Pe. Leopoldo, cristão e sacerdote, respeitava e valorizava a todos. Nos testemunhos, Pe. Leopoldo foi apresentado como missionário que, nas longas horas de oração diária, encontrava a força para viver, na alegria, o encontro com a juventude, adultos e crianças. Para tanto, visitava todas as famílias.  Alguém disse que quando  ele já não estava mais em Bafatá, “não deixava de perguntar pelas ovelhas que havia conhecido e por quem rezava, especialmente pelas que mais sofriam ou estava em dificuldades”. O seu gosto pela musica, desporto, teatro atraía os jovens e levava-os a se aproximarem da Igreja e a descobrirem a beleza da catequese. Antes de qualquer atividade, ele rezava e isto impressionava a juventude ou quem estivesse com ele naquele momento. Preocupava-se em ajudar as pessoas a rezarem. Muitos iniciaram sua vida cristã com ele, tendo aprendido, com sua ajuda, o Antigo e o Novo Testamento. Foi sublinhado que a criação do grupo “Libertason”, que acolhia católicos, evangélicos e muçulmanos, tinha como finalidade “libertar os jovens e todo o povo da Guiné-Bissau do pecado e de tudo aquilo que não concorre para o bem da pessoa da sociedade”.  Pe. Leopoldo procurava unir as pessoas e evitava o “diz-que-diz”. Era homem exigente. Foi dito que “na confissão, a pessoa saía como se tivesse tomado banho na água fresca. Saía renovada.  Nos seus olhos, viam-se sinais de santidade”. Durante a semana cultural foram distribuídos aos alunos exemplares da Revista de Italia Missionaria, “P. Leopoldo, Missionário-monge de Ndame”, escrito por Pe. Piero Gheddo. Igualmente, durante a semana cultural e na missa conclusiva de referida semana, foram distribuídos exemplares da “Oração pela beatificação do Pe. Leopoldo Pastori”. Vários alunos pediram ao Senhor, por intercessão do Pe. Leopoldo, uma graça especial. 
Uma parte dos alunos 
Na missa e na oração interreligiosa, sublinhou-se que Pe. Leopoldo vivia tres aspectos fundamentais: amor à vida de oração, amor à Missão, especialmente à juventude, amor aos mais pobres entre os pobres. A oração interreligiosa contou com as amáveis presenças do Sr. Governador de Bafatá  Abdú Sambu e do Adjunto da Imame Central, Sr. Aladje Alin Djamanca. Após à oração, houve entrega de prêmios para as equipas campeãs no torneio de futebol. Alem das pessoas citadas acima, o Professor Prosper Natak, o Vice- Diretor Edilson Correia Landin e o Professor de Educação Física Samba Baldé trabalharam muito para o bom exito da Semana Cultural.
com o Governador de Bafatá e o adjunto do Imame Central de Bafatá
O Liceu Pe. Leopoldo Pastori, no ano letivo 2014-2015 conta com 245 alunos da sétima a decima segunda classes: 125 masculinos e 120 femininos. Pe. Leopoldo, Missionário do PIME,  “o Missionário-Monge” como era chamado, nasceu em Lodi (Itália) no dia 09 de fevereiro de 1939, chegou pela primeira na Guiné-Bissau em 1974 , fez missão em Bafatá, Centro de Espiritualidade de Ndame,…! Faleceu no dia 26 maio de 1996. Em 2012, os bispos da Guiné-Bissau e o Superior Regional do PIME escreveram ao Bispo de Lodi, pedindo-lhe que iniciasse a sua causa de beatificação.  
Na celebração da Santa Missa


 . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário