quarta-feira, 20 de maio de 2015

PE. DOMINGOS DA FONSECA, PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONFERENCIA NACIONAL


 
Pe. Domingos numa missa em Buba
Padre Domingos da Fonseca, Vigário Geral da Diocese de Bafatá e Pároco da Paróquia Santa Cruz de Buba, tomou posse, na segunda-feira, dia 18 de maio, para Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional subordinada ao lema: ‘Caminhos para a consolidação da paz e desenvolvimento’, espaço de reflexão, concertação, interação e posicionamento sobre causas, consequências, prevenção resolução de conflitos no nosso país”.  
Pe. Domingos da Fonseca, que irá liderar uma comissão de 32 personalidades guineenses entre acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, juristas, militares, dirigentes políticos e religiosos, apontou a promoção da paz como o seu principal objetivo. Nas suas palavras, durante a cerimonia de posse, Pe. Domingos sublinhou que “o momento atual é sobretudo de esperança. Contrariamente aos momentos iniciais da preparação desta Conferencia Nacional sobre a Paz (antes e durante a Transição Politica), a Guiné-Bissau vive, neste momento, uma fase de esperança renovada e com pressupostos mais robustos na perspectiva de um futuro melhor para todos os seus filhos”.
Pe. Domingos agradece “a confiança que foi depositada na Igreja, instituição religiosa que aqui represento…”, sublinhando  que “a verdadeira paz constrói-se não só com a estabilidade, dialogo e acordos políticos, mas também com a justiça, correção de assimetrias sociais, justiça social, combate à pobreza e ignorância, fatores essenciais na prevenção de gestão de conflitos”.

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, que conferiu posse à Comissão Organizadora, realçou que a Comissão tem como principal objetivo criar condições para que a Conferencia Nacional que se prevê realizar em tempo razoável,  defina de um modelo de reconciliação entre os guineenses. 

Um comentário:

  1. Os meus votos de muitos sucessos a Comissao e, em especial, ao seu Presidente, de quem tenho muito apreco!

    ResponderExcluir