domingo, 17 de maio de 2015

MISSIONÁRIAS DA IMACULADA FESTEJAM 35 ANOS DE MISSÃO NA GUINÉ-BISSAU




Neste sábado, dia 16 de maio, na Paróquia Santana de Mansoa, Diocese de Bissau,  viveu-se uma alegria muito profunda: iniciada por uma linda procissão, Dom José Câmnate presidiu a celebração eucarística de 35 anos das Missionarias da Imaculada na Guiné-Bissau. Dom Pedro Zilli, Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional PIME Guiné-Bissau, um bom grupo de sacerdotes concelebraram e agradeceram ao Senhor pelo dom das Missionárias da Imaculada na Guiné-Bissau. Houve igualmente, a participação de irmãs e povo em geral. Rezou-se por duas irmãs que estiveram na Guiné e já faleceram: Irmã Daniela e Irmã Inês.


Irmã Alessandra Bonfanti, Superiora na Guiné-Bissau, nas suas palavras, no inicio da celebração, citou São Marcos 15,16: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda a criatura”. (Mc. 16,15). A partir daí disse:  “É este o mandamento com que Jesus deu origem a missão da Igreja. Em força do mesmo mandamento, no dia 11 de Junho do ano de 1980, deu inicio a missão das Missionárias da Imaculada, na Guine Bissau com as primeiras quatros irmãs: ir. Renata, ir. Maristella, ir. Francisca e ir. Odete. Acolhidas no aeroporto pelo bispo Dom Setimio Arturo Ferrazzetta, pelos padres do PIME e leigos, logo ao chegar estas irmãs saíram com estas as palavras:  ‘Chegamos na Guine Bissau a nossa terra, a nossa casa!’”. Um grande caminho foi feito: a catequese de primeiro, a escola, a saúde. 

Um caminho que não ficou sem frutos. O Senhor Armando, carinhosamente chamado de “Armandão”, disse que quando as irmãs chegaram em Mansoa naquele 1980, ele era ainda “muito pequeno e que não sabia nada do caminho cristão”. Disse que “foi com elas que aprendeu a beleza da vida cristã”. Um caminho que não ficou sem frutos. Irmã Alessandra salienta: “Março 2014. Uma graça particular pela qual queremos agradecer a Deus no dia de hoje, é a pertença de uma jovem guineense ao nosso instituto, irmã Senia Malú que atualmente se encontra missionária nos Camarões”. Acrescenta que “viver a vocação missionaria, na Guiné Bissau, continua ser para nós dom e desafio grande. Por isso em sintonia com os Bispos de Bissau e Bafatá, admiradas pelo que Deus vai realizando na vida do povo,… reafirmamos o desejo de continuar a por a disposição da missão a nossa vida e o nosso testemunho, a fim de que todos possam conhecer a Alegria do Evangelho”.


A Superiora Geral, Madre Rosilla Velamparambil que está em visita ao País, acompanhada pela Conselheira Geral, Irmã Lorella Pecorini, manifestou sua alegria pelos 35 anos de suas coirmãs na Guiné-Bissau; agradeceu os Bispos, Igreja e povo da Guiné pelo acolhimento às irmãs.
Dom José Câmnate expressou toda a sua alegria por tudo aquilo que as Missionárias da Imaculada são e fazem na nossa terra guineense. Citou as palavras que, de algum modo, sintetizam suas vidas: “como vasos de barro que contém um tesouro para o mundo, caminhamos com os olhos fixos em Jesus”. Pediu ao Senhor que continue dando “à Igreja da Guiné, vocações missionárias locais, como sinal de agradecimento por  todo o bem realizado pelos missionários e missionárias nesta nossa Igreja bissau-guineense!”
Atualmente, as Missionarias da Imaculada, na Diocese de Bissau, estão Mansoa, Bissorã e Bissau; Na Diocese de Bafatá, em Cafal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário