quarta-feira, 6 de maio de 2015

EMPADA CELEBRA SACRAMENTOS

Batismo em Darsalam
Nos dias 01 a 03 de maio, sexta a domingo, Dom Pedro Zilli esteve na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Empada, para a celebração de 04 Sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia e Matrimónio. No sábado de manhã, dia 02, em companhia dos padres Antonio Ambona e Maio da Silva, das irmãs Maria de Lourdes e Desalech, das leigas missionárias da Consolata Maura Ribeiro Carolino e Tânia Andreia Reis, de um bom grupo da comunidade de Empada, entre eles, vários padrinhos e madrinhas, ele esteve em Darsalam para a celebração dos 04 referidos Sacramentos. De fato, numa celebração bem preparada e com boa participação, houve 10 batismos, 09 crismas, 03 matrimônios, dos quais, 02 foram celebrados com “dispensa de disparidade de culto”, pois os 02 maridos são muçulmanos que aceitaram, de bom grado, as condições do matrimônio católico. Durante a celebração, 
Após celebração da missa em Darsalam
Dom Pedro agradeceu a Deus pela graça de mais sacramentos e mais famílias cristãs. Agradeceu os padres, as irmãs, os catequistas pelo empenho na evangelização, obedecendo, deste modo, o mandado do Senhor: “Ide por todo o mundo, anunciai o Evangelho a toda a criatura…”. Um gesto muito significativo foi a entrega de pequenas cruzes aos que receberam os sacramentos, e após à celebração, ir nas 03 casas dos novos casados e fixar uma cruz sobre  a porta de entrada. Um gesto acompanhado com orações e bênçãos aos novos lares cristãos. Pe. António Ambona recordou a todos que “a cruz é a identidade do cristão”. 

Dom Pedro visita um novo lar cristão
Sábado à tarde, em Empada, Dom Pedro encontrou-se com os 13 jovens que receberam o crisma no domingo, dia 03. Cada um deles sublinhou aspectos que lhe ficaram marcados durante os 03 anos de catequese crismal. Na missa de domingo, Quinto Domingo de Pascoa B, o crisma dos 13 jovens. Dom Pedro convidou-lhes a estarem unidos a Cristo como “ramos ao tronco”(cf. Jo.15,1-8). 

Dom Pedro com os crismados em Empada
Após à missa, houve um encontro com a comunidade. Três pedidos foram feitos ao bispo: construção da Igreja, terreno para o cemitério, viatura para transporte público e eventos. Dom Pedro acolheu os pedidos com os devidos reajustes, tendo convidado a comunidade a aprofundá-los ainda mais. Agradeceu à comunidade pelo bom caminho já percorrido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário