quinta-feira, 16 de março de 2017

PASTORAL DA CRIANÇA DA GUINÉ-BISSAU REUNIU-SE

Encontrão em Safim
Com grande apoio da facilitadora Sra. Geny Soares, nos dias 4 e 5 de março – sábado e domingo – na Missão Católica de Safim, a Pastoral da Criança realizou o Encontrão de líderes da Diocese de Bissau. Igualmente, com seu apoio, nos dias 11 e 12 de março, sábado e domingo, teve lugar, em Contuboel, o Encontrão de Lideres da Pastoral da Criança da diocese de Bafatá.
Encontrão em Safim
Em Safim, participaram 72 líderes. Na abertura, a coordenadora nacional Ângela Barbosa e equipe acolheram a todos com alegria desejando um ótimo Encontrão a todos. Pe. Domingos Binhague, Secretário-Geral da Cáritas Guiné-Bissau, deu as boas vindas e bênção a todos. Transmitiu aos participantes a saudação do Dom José Câmnate. Trabalhou-se o tema: alimentação saudável, assessorado pela Ir. Cícera Marques, de Contuboel. Encerrou-se o primeiro dia com brincadeiras, dinâmicas e sorteios de alguns brindes.  No domingo, após terem participado da Santa Missa, os lideres conversaram, em pequenos grupos, sobre Liderança e a Missão na Pastoral da Criança, tendo depois partilhado em plenária. Encerrou-se o Encontrão com avaliação, dinâmicas e um delicioso almoço.

Encontrão em Contuboel
Em Contuboel, participaram 56 líderes das Paróquias/Missões do Imaculado Coração de Maria - Bambadinca, Nossa Senhora da Graça - Bafatá, Nossa Senhora de Lourdes - Contuboel, Santa Isabel - Gabu, São Daniel Comboni - Bafatá e São José - Ilha de Bolama.
Na sexta-feira chegaram os 21 lideres de Bolama e no sábado, os das demais comunidades.

Encontrão em Contuboel
Na manhã do sábado, a coordenadora diocesana Irmã Adriana, fez a abertura do Encontrão cujo tema foi “o compromisso do Líder, as três ações: visita domiciliar, celebração da vida, reunião de reflexão e avaliação"; foi trabalhada a dinâmica da construção da colcha de retalhos em 7 grupos com os seguintes temas: 1. Como foi o meu chamado para ser Líder na Pastoral da Criança; 2. Comunidade antes e depois da Pastoral da Criança, 3.Visita à gestante e criança na Comunidade; 4.Celebração da Vida, 5. Reunião de reflexão e avaliação; 6. Atuação das coordenações, comunitárias, paroquiais, diocesanas; 7. O que espero da Pastoral da Criança nos próximos 2 anos;
O Encontro foi enriquecedor, com trocas de experiências, teatro, brincadeiras e dinâmicas. Contou com a presença do Pe. Lucio Brentegani da Paróquia São Daniel Comboni, que sempre apoia a missão da Pastoral da Criança na Guiné-Bissau.
Encontrão em Contuboel

Os participantes agradeceram o bispo Dom Pedro Carlos Zilli, o Pe. Lúcio, a Congregação Santa Teresinha da Missão Contuboel nas pessoas Irmã Maria de Jesus, da Irmã Cícera, Irmã Ana Lúcia, a equipe diocesana de Bafatá e a coordenadora nacional Ângela Barbosa.
A Sra. Geny Barbosa, no final do Encontrão disse: “que sejamos homens e mulheres corajosos em defesa da vida dos mais pequenos e vulneráveis”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário