segunda-feira, 13 de março de 2017

BAFATÁ ACOLHE VISITA DA PARÓQUIA SANTA LUCIA, SICILIA

Grupo Pastoral na capela da Missão Católica de Bafatá com D. Pedro Zilli e Pe. Alberto Gomes
De 12 de fevereiro a 05 de março, a Paróquia Nossa Senhora da Graça e a Cúria Diocesana de Bafatá tiveram a alegria e a honra de acolher os amigos da Paróquia Madonna del Buon in S. Lucia – Augusta, na Sicília, Itália. De 12 a 19, foi a vez do Grupo Pastoral que contou com as presenças do Pároco Pe. Angelo Saraceno, Adriano, Domenico, Gabriele, Ilenia, Marco, Mattia, Samuele, Veronica. Pippo Gianino e Salvo Parisi que vieram com o Grupo Pastoral e permaneceram em Bafatá com o Grupo Técnico.

Na Catedral de Bafatá com Dom Pedro Zilli e Pe. Alberto Gomes
Como previsto numa mensagem enviada pelo Pe. Angelo a Dom Pedro Zilli, o grupo participou das celebrações da comunidade, encontrou o Conselho Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Graça, os alunos do Jardim Infantil Santa Terezinha, do Ensino Basico Unificado São Francisco Xavier e do Liceu Pe. Leopoldo Pastori, visitou os doentes e encontrou pessoas amigas. Com Dom Pedro, visitou Bolama, onde é pároco Pe. Abraão Ambessum, tendo participado da inauguração do Jardim Infantil Santa Mônica. Os jovens participantes do grupo criaram, juntamente com os jovens do Liceu Pe. Leopoldo Pastori um endereço facebook, com o objetivo de animar a comunicação entre as duas paróquias.

No Liceu Pe Lepoldo Pastori
Na carta quaresmal 2017 que Pe. Angelo escreveu à sua comunidade paroquial de Santa Lucia, ele disse que “foi muito bonito ter concelebrado com o Bispo de Bafatá na catedral no domingo, dia 12 de fevereiro, às 9,30 horas, logo a seguir à chegada da Itália e de Bissau. Os momentos de partilha convivial foram muito lindos. Com alegria, vimos reflorescer e crescer o número de meninos, jovens e visitantes nos primeiros dias nas escolas, trazendo-nos pequenos presentes pessoais, mas também uma calorosa saudação proposta pelos nossos jovens. Encontramos o Conselho Pastoral Paroquial, as Direções do Jardim Infantil, do São Francisco Xavier, do Pe. Leopoldo Pastori…”. Pe. Angelo fala também da visita a Pe. Abraão em Bolama…!
Inauguração Jardim Infantil Bolama

Grupo Tecnico com Dom Pedro Zilli
O segundo grupo chamado de Grupo Técnico, que se tornou a Associação “Amigos de Aida para Bafatá”, esteve em Bafatá de 18 de fevereiro a 05 de março. O grupo era constituído pelos seguintes membros: Alessandro, Ivana, Luigi, Paolo, Sebastiano, Pippo Gianino e Salvo Parisi. Dentre as várias ações realizadas pelo grupo, destaque-se o envio de um container com diversos materiais. Durante os dias transcorridos em Bafatá, os amigos instalaram uma cadeira dentística, enviada por eles mesmos, no Hospital Regional de Bafatá; ofereceram um eletrocardiograma ao hospital e ensinaram algumas pessoas a usá-lo; próteses acústicas e suas baterias para dois anos; consultas médicas, medicamento, reparações na casa paroquial e na das irmãs; medicamentos, brinquedos para os meninos, etc.

Entrega da cadeira dentística no Hospital Regional de Bafatá
Saliente-se ainda o empenho da Associação em favor da construção de salas de aulas na Escola “São Bento” em Catió e a possibilidade de buscar fundos para um Jardim Infantil, em Gabu, no terreno sob a responsabilidade da Comunidade Católica Nova Aliança.


Entrega do Eletrocardiógrafo ao Hospital Regional de Bafatá
Consultas pediátricas
O objetivo principal da visita era para reforçar e renovar a geminação iniciada em 2002, entre as duas Paróquias. Em 15 anos muitas foram as iniciativas: oração de uma pela outra; apoio econômico à pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Graça, bolsas de estudos, manutenção da casa paroquial, construção da Casa das Mães em Bafatá, apoio ao Hospital Regional de Bafatá e à saúde em geral, etc...! O Pároco, Pe. Aberto Gomes, as Irmãs, a comunidade paroquial e Dom Pedro Zilli ficaram muito felizes com a presença dos amigos italianos que, apesar das dificuldades que enfrentam todos os dias com os migrantes provenientes da própria África, não se esquecem dos irmãos de Bafatá e lutam para ajudar-lhes a viver em melhores condições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário