segunda-feira, 13 de março de 2017

DOM PEDRO VISITA CABOXANGUE, BEDANDA E SÃO FRANCISCO DA FLORESTA

Frei Benicio, Dom Pedro, Frei Maximo
Nos dias 10 a 13 de março, sexta  segunda-feira, Dom Pedro Zilli esteve visitando as comunidades de Caboxangue, Bedanda e São Francisco da Floresta. 

Frei Maximo, Dom Pedro, Frei Benicio e Pastor Joaquim
Em Caboxangue, Missão Católica dedicada a São Jose Esposo de Maria, Dom Pedro encontrou-se com os Freis Franciscanos - OFM - Benicio Luis N’Fitcha, Maximo Capina e Benvenuto Pegoraro. No sabado, após à Santa Missa e café da manhã, com os Freis Benicio e Capina, visitou o Pastor Evangelico Joaquim e sua horta apoiada com deposito d’agua, paineis e bomba solares, pela Associação “Insieme per l’Africa” benfeitora da Missão Católica de Caboxangue. 

Horta do Pastor Joaquim
Na tarde do sabado, Dom Pedro visitou os grupos de catequeses que refletiam sobre Moisés, o libertador do povo escravo no Egito, a conversao de Zaqueu, as tentaçoes de Jesus no deserto, não levantar falso testemunho,...!

Missa Caboxangue
No domingo de manhã, 2º Domingo da Quaresma, às 8,00 horas, Dom Pedro presidiu à celebraçao da Santa Missa em Caboxangue, cujo evangelho era o da “Transfiguração de Jesus” (Mt.17,1-9), Dom Pedro exortou a todos a escutar sempre o que Jesus tem para ensinar. Falou da renuncia quaresmal para este ano 2017 nas duas duas dioceses guineenses de Bissau e Bafatá em favor dos doentes: “estive doente e me visitastes”(Mt. 25,36). Falou da Mensagem do Papa para esta Quaresma: “A Palavra é um dom. O outro é um dom”. Falou igualmente da Exortação dos Bispos da Conferencia Episcopal para esta Quaresma: “O matrimonio cristão: Riquezas, Exigencias, Missao”. Convidou a todos a rezarem pela Diocese de Bafatá e por ele, Dom Pedro, pois no dia 13 de março de 2001, São João Paulo II criou a Diocese e o nomeou para seu primeiro bispo. Disse a todos: “amanhã, dia 13, agradeçamos a Deus por estes 16 anos”. Pediu tambem oraçoes pelo Papa Francisco que, neste dia 13 completa 04 anos de eleiçao papal. 


Missa Bedanda
Depois da Santa Missa dominical em Caboxangue, com Frei Benicio, Dom Pedro seguiu para Bedanda e lá, às 10,30 horas presidiu a celebraçao eucaristica. Retomando os conteudos de Caboxangue, Dom Pedro exortou a comunidade a renovar a propria fe em Cristo e caminhar para a Pascoa com alegria e esperança, imitando a “fé obediente” de Abraão que, ouvindo o apelo do Senhor deixou sua terra... A seguir à celebraçao, seguiu para São Francisco e Santa Clara, tendo encontrado Diego Mamasamba, sua esposa e outras pessoas. Na manhã de segunda-feira, dia 13, agradecido a Deus pelos 16 anos de diocese e de nomeaçao episcopal, apos ter passado na fabrica de transformação de caju e cumprimentado os trabalhadores, seguiu para Bafatá. 

Trabalhos na fabrica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário