sábado, 4 de março de 2017

BAFATÁ: INÍCIO DA QUARESMA 2017


Quarta-feira de Cinzas, dia 01 de março, na Sé Catedral de Bafatá, juntamente com toda a Igreja, unida ao Papa Francisco e com a participação dos amigos da Comunidade Nova Aliança de Gabú, Dom Pedro presidiu à Solene Missa de abertura da Quaresma, com o rito da imposição das cinzas. Estava, assim, iniciada a Quaresma do Ano A que é toda centrada no anúncio do itinerário batismal, com leituras da antiga tradição que acompanhava o catecúmeno na descoberta do batismo. 

Pe. Fabrizzio, Dom Pedro, Pe. Alberto e Pe. Clemente
Na homilia, Dom Pedro citou o Papa Francisco, quando, na Mensagem para a Quaresma 2017, diz: “A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola”. Exortou a todos a uma vida de oração, de escuta da Palavra de Deus, de generosidade em favor dos mais carenciados. Recordou a todos, a necessidade do Sacramento da Reconciliação. Pediu aos catecúmenos que se preparem intensamente para o Sacramento do Batismo na Vigília Pascal e aos já cristãos a renovarem a própria vida cristã.

No final da celebração apresentou a Exortação dos Bispos da Conferência Episcopal para a Quaresma 2017: “O Matrimónio cristão: riquezas, exigências, missão”
Apresentou, igualmente, a carta dos Bispos da Guiné-Bissau, de 01 de março, que fala da destinação da “Renuncia Quaresmal” deste ano 2017: “Estive doente e me visitastes” (Mt 25,36). Na carta, Dom José Câmnate e Dom Pedro escreveram que “o resultado da renúncia quaresmal deste ano 2017 será destinado para o alívio da dor dos doentes. Que pela oração e pela caridade manifestemos toda a nossa proximidade para com estes nossos irmãos e irmãs que tanto precisam da nossa solidariedade”.

Amigos da Nova Aliança









Nenhum comentário:

Postar um comentário