domingo, 26 de março de 2017

BUBA: VISITA PASTORAL DE PEDRO ZILLI


Pe. Dingana, Dom Pedro,  Pe. Admir e acólitos
Tendo presente o lema do Ano Pastoral  2016-2017 da Diocese de Bafatá: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10) – “A família cristã missionária” - , de quinta-feira a domingo – 23 a 26 de março – Dom Pedro Zilli realizou sua visita pastoral à Paróquia Santa Cruz na cidade de Buba, sul da Diocese, onde é pároco o Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba e Vigário Paroquial o Pe. Dingana Sigá, em colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Nos dias de sua permanência na Paróquia, Dom Pedro encontrou-se com as comunidades de Sam Nhinte, Gâ-Perto, Fulacunda e  da própria Matriz.
Sam Nhinte
Na sexta-feira de manhã, após à Santa Missa e ao café, o bispo visitou Sam Nhinte distante 22 kms de Buba e Gã-Perto distante 03 kms de Sam Nhinte e 25 de Buba. Em Sam Nhinte, uma comunidade com apenas 04 meses de caminhada, mas com alguns batizados no Senegal, Pe. Admir e Pe. Dingana apresentaram o bispo aos presentes que manifestaram sua alegria por viver aquele momento com ele; falaram do seu contentamento pela presença católica na Tabanka (Aldeia); falaram da necessidade de uma capela ou um local para encontros e celebrações, especialmente para o tempo das chuvas. Dom Pedro agradeceu aos padres e à comunidade pelo caminho iniciado, desejando-lhes boa continuação na compreensão do Mistério de Cristo.


Gã-Perto
Logo a seguir, deslocaram-se para a Tabanka de Gã-Perto,  para encontrar a comunidade que iniciou seu caminho de catequese há três anos e já construiu uma capela com a ajuda de benfeitores da paróquia. Pediram ao bispo, uma ajuda para terminar a capela, poço de agua e escola para as crianças que devem fazer 10 kms ida e volta, todos os dias, para frequentar as aulas. Deram de presente a Dom Pedro uma cabra, gesto que ele muito apreciou.




Via-Scra
Na sexta-feira, à tarde,  participou da Via-Sacra celebrada na igreja paroquial. Com uma boa participação de fiéis, a Via-Sacra foi muito bem animada, permitindo aos participantes um bom momento de preparação à Páscoa.

Fulacunda
No sábado, de manha, dia 25, após presidir à celebração da Solenidade da Anunciação do Senhor na igreja paroquial e ter tomado café,  com Pe. Admir, foi para Fulacunda, distante 26 kms de Buba para a celebração da missa do 4º Domingo da Quaresma e encontro com a comunidade. Foi dito que, com a presença do bispo, “a comunidade ganha mais força”. Falaram das dificuldades da comunidade, tais como “fraca participação, sobretudo na colheita de caju. Os pais não deixam os filhos virem à catequese, pois devem colher caju”. Disseram que “são sempre os mesmos que levam os trabalhos da comunidade para a a frente”. Pediram aos jovens para que “sejam fortes na fé e na vida comunitária”. Pediram Batismos. Pe. Admir disse que neste ano 2017, um grupo deverá ser batizado e Dom Pedro prometeu vir para tal ato. Falaram da necessidade de um Jardim Infantil e ja começaram formar tijolos – adobes – para tal intento. Pediram ao bispo uma ajuda em cibes e zinco para a cobertura. A comunidade ofereceu a Dom Pedro um “pano di pinte”, uma cabra e outras prendas.

Encontro com a comunidade em Buba
No sábado à tarde,  encontrou-se com a comunidade de Buba. Falou aos participantes sobre o lema do Ano Pastoral na Diocese de Bafatá e da preparação dos próximos anos, dos 40 anos da Diocese de Bissau, dos 16 anos da Diocese de Bafatá e do caminho que ambas estão a percorrer, da renúncia quaresmal em favor dos doentes, do dia da caritas no quarto domingo da quaresma, das Jornadas Mundiais da Juventude 2017, 2018, 2019 com temáticas marianas. Os participantes apresentaram algumas preocupações: questão da comunhão para quem tem problemas matrimoniais; igreja pequena obrigando várias pessoas a ficarem fora durante as celebrações dominicais, o que complica, sobretudo, no tempo das chuvas; questão do terreno para o cemitério cristão; agradeceram a Dom Pedro pelo envio do carro à paróquia. 

Dom Pedro é presenteado com a escultura do Jesus Bom Pastor
No domingo de manhã, quarto domingo da Quaresma Ano A,  presidiu à celebração da eucaristia concelebrada pelos padres Admir e Dingana. Foi uma verdadeira ação de graças pela visita pastoral. A comunidade manifestou sua alegria, oferendo-lhe uma maravilhosa escultura do Cristo Bom Pastor. Por sua vez, ele agradeceu a comunidade pelo lindo gesto de amor por ele e pela diocese.

Com autoridades regionais
Após à Missa,  em companhia do Pe. Dingana, teve um encontro com algumas autoridades regionais da UNIOGBIS, Delegacia Regional de Saúde e da Justiça. Apos almoçar com os padres na casa das irmãs, Dom Pedro retornou para Bafatá profundamente agradecido ao Senhor pela graça de ser missionário e ajudar mais irmãos aprofundar o Mistério de Cristo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário