quarta-feira, 22 de março de 2017

GABÚ: VISITA PASTORAL DE DOM PEDRO ZILLI


Sonaco
Tendo presente o lema do Ano Pastoral   2016-2017 da Diocese de Bafatá: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10) – “A família cristã missionária”, nos dias 17 a 19 de março – sexta a domingo, Dom Pedro Zilli realizou sua visita Pastoral à Paróquia Santa Isabel de Gabu. Na manhã de sexta-feira, Dom Pedro celebrou a Missa na comunidade de Santo Antonio em Sonaco. A missa, concelebrada pelo Paroco, Pe. Daniel Thiara Boubane, contou com as presenças da Irmã Adriana das Clarissas Franciscanas do Santissimo Sacramento e da Roberta da Comunidade Católica Nova Aliança. 

Sonaco



A comunidade estava animada e agradecida pela presença do bispo. Ofereceu a ele, ao padre, às consagradas e outras pessoas um bom almoço. Em Sonaco, além do pároco e da administradora do Setor, várias pessoas falaram da necessidade de um Jardim Infantil.





Pirada
À tarde, em companhia do Pe. Daniel, Claudinei da Nova Aliança e Irmã Ângela das Clarissas Franciscanas, Dom Pedro visitou a comunidade de Pirada, fronteira com o Senegal. A exemplo de Sonaco, Pitche e Buruntuma, Pirada é uma pequena comunidade vivendo num ambiante muito muculmanizado. Em Pirada, a paróquia iniciou um Jardim Infantil que, com todas as dificuldades, está indo à frente. No inicio do ano, os alunos eram mais de 100. Este numero ja baixou para menos de 80. 
Jardim Infantil de Pirada
Foi dito que “a Escola ainda não é uma prioridade para muitas famílias”. No sábado de manhã, Dom Pedro celebrou a Eucaristia e a oração da manhã na Nova Aliança, sendo esta a sua primeira celebração na capelinha da comunidade.

Pitche
Na parte da manhã encontrou-se com os catequizandos e catequistas na igreja paroquial e suas dependências. Em relação à catequese, onde o empenho da comunidade é mais consistente, infelizmente faltam catequistas, sobretudo, adultos. Pe. Daniel sublinhou que, “todos os anos, deve-se renovar o grupo, pois os jovens deixam a cidade em busca de estudos na capital Bissau ou mesmo fora do país”. Muitos deles são professores cheios de aulas e compromissos, sobrando-lhes pouco tempo e ânimo para o aprofundamento das verdades da fé e do cultivo espiritual. Falou-se da necessidade de material didático, livros de catequese, melhor preparação da catequese por grupos temáticos, momentos de formação, espiritualidade, partilha de dinâmicas, avaliação periódica. No entanto, os catequistas são admiráveis, pois se sacrificam para não deixar os 408 catequizandos sem a graça do conhecimento de Cristo. À tarde, Dom Pedro esteve em Pitche para a celebração da Missa, com Pe. Daniel, Irmã Geraldinha das Clarissas Franciscanas, Claudinei e Eliane da Nova Aliança. Antes da missa, os dois fizeram catequese.

Missa em Gabú
No domingo, de manhã, 3º da Quarema Ano A, em que é proclamado o Evangelho da Samaritana (Jo 4,1-42), na igreja paroquial, Dom Pedro presidiu a missa dominical e o rito do Primeiro Escrutínio para 56 catecúmenos que serão batizados na Vigília Pascal (Sábado Santo). Os escrutínios ou ritos penitenciais “fazem parte do último tempo da preparação para o Batismo” (Ritual Iniciação Cristã dos Adultos).
Na homilia, pediu aos catecúmenos que continuem se preparando intensamente para o Sacramento do Batismo na Vigília Pascal e aos já cristãos a renovarem a própria vida cristã. Dom Pedro disse a algumas pessoas que, “durante a celebração, agradecia ao Senhor pelo dom de mais um grupo que está chegando ao Sacramento. Serão cristãos”. Disse que se “recordava do capítulo 11,26 do livro dos Atos dos Apóstolos, quando diz que ‘foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos receberam o nome de cristãos’”.

Conselho Paroquial Gabú
Após à santa missa, Dom Pedro encontrou-se com o Conselho Paroquial. Duas preocupações foram expressas: a igreja paroquial que deveria ser aumentada e o cemitério dos cristãos que já está sem lugares para mais enterros. Concordou-se em aprofundar os dois assuntos. O Conselho Paroquial partilhou o almoço com Dom Pedro, missionários de Gabu e mais algumas pessoas. Domingo à tarde, reunião com a Equipe Missionária, incluindo a jovem Rebeka Sultana, voluntária originária do Bangladesch. Todos manifestaram alegria pela boa colaboração e solidariedade entre eles. Foi falado do bom caminho pastoral: catequese, Casa das Mães, CRN, Jardim Infantil, Pastoral da Criança. Em relação às Comunidades do interior, foi dito que os padres estão encarregados de Pirada, dedicada à Sagrada Família; as irmãs de Sonaco, Santo António; Nova Aliança de Pitche, São Paulo; Buruntuma, Santa Teresinha do Menino Jesus, “missão conjunta”, ou seja, de todos os missionários. Ficou para ser programada uma visita de Dom Pedro a Buruntuma. Além disso, a Nova Aliança se ocupa da comunidade Santa Clara no bairro Cabo Verde na cidade de Gabu.

Dom Pedro e equipe missionária de Gabú


Dom Pedro voltou para Bafatá profundamente agradecido a Deus, à Equipe Missionária e à comunidade paroquial “pelo bom acolhimento a ele reservado”. Diz ter ficado contente com o “bom testemunho de vida cristã da paróquia Santa Isabel no meio de um ambiente muito muçulmanizado”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário