quinta-feira, 16 de março de 2017

COMISSÃO MISSIONARIA GUINÉ-BISSAU REUNIU-SE





Com as presenças de Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, na quinta-feira, dia 16 de março a Comissão Interdiocesana das Pontifícias Obras Missionárias e da Evangelização reuniu-se na cúria diocesana de Bissau. Participaram Pe. Giuseppe Giordano, Diretor Nacional da Comissão; Pe. Franco Beati, Diretor Diocesano de Bissau; Pe. Maio da Silva, Diretor Diocesano de Bafatá e Irmã Eliane Armoa.

Pe. Franco, Ir. Eliane, Dom José, Dom Pedro, Pe. Maio e Pe. Giuseppe
A partir do Documento da Congregação para a Evangelização dos Povos “Cooperação Missionária” - Cooperatio Missionalis - de 01 de outubro de 1998, na Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e de outros Documentos da Igreja, tendo presente a realidade local, deverão surgir orientações para a estruturação da animação missionária na Guiné-Bissau.



Concordou-se em reforçar a Comissão Interdiocesana que ficará assim constituída: Bispo Presidente, Diretor Nacional, Diretores Diocesano, uma consagrada, um consagrado, dois catequistas e quem os bispos acharem oportuno integrar. Concordou-se igualmente que, nas Dioceses, o Diretor Diocesano será ajudado por um membro de cada Setor Pastoral. Os participantes acharam ser muito importante que se faça encontros a nível de Setores Pastorais de modo a suscitar animadores missionários nas paróquias e missões. Sublinhou-se ser fundamental que a Comissão Interdiocesana e Diocesanas ajudem os Movimentos de Apostolado a abrirem-se à dimensão missionária, onde cada cristão assumirá a exigência missionária do seu batismo. À semelhança dos anos passados, a Comissão iniciou a elaboração do “Livrinho” para uma melhor animação do mês de outubro, mês das missões e pensou nalguns momentos fortes em vista de uma mais acurada visibilidade de referido mês; começou a programar um Encontro Missionário para o início de outubro de 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário