sábado, 11 de maio de 2019

UCGB: INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA E OUTRAS ATIVIDADES NO DO PROJETO “CULTURA I NO BALUR”





Em nome dos bispos da Guiné-Bissau, Dom Pedro Zilli participou na sexta-feira, dia 26 de abril, da cerimônia de inauguração do Centro de Estudos de Educação e Cultura (CEEC) da Universidade Católica da Guiné-Bissau, equipado no âmbito do projeto "Cultura i nô balur". Trata-se de um espaço aberto a todos os alunos e equipado com computadores e com acesso à Internet, disponíveis para investigação acadêmica. Durante a cerimônia, foram entregues 21 certificados aos estudantes da pós-graduação em Educação Intercultural e foi iniciado oficialmente o Mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

No ato de inauguração, alem de Dom Pedro Zilli, marcaram presenças: Doutora Zaida Pereira, Reitora da UCGB; Sra. Carla Pinto, Representante da FEC;  Sra. Paula Matos Costa, representante do Instituto Camões; Doutor Inquenhe Natanda, Diretor da Faculdade de Ciências da Educação da UCGB; Doutora Guilhermina Miranda, Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Sr.Constantino Mendes, Presidente da Associação Guineense dos Profissionais de Educação de Infância; Mestre Fernando Nhaga, Diretor do CEEC; Cindy Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo do CEEC;  Eng. Emiliano Gomes, Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Gestão da UCGB; Doutor Pedro da Costa, Reitor da Universidade Colinas de Boé.

No dia 27, tiveram início as aulas do Mestrado em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). As aulas decorrem nas instalações da Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) até maio de 2020, no âmbito de uma parceria realizada pelo projeto “Cultura i nô balur”. O mestrado conta com 15 alunos que concluíram a pós-graduação em Educação Intercultural do IE-UL, realizada no quadro do mesmo projeto.
No mesmo dia 27,  teve início, também na UCGB, a segunda edição da Formação Contínua “Cultura e Tradição da Guiné-Bissau em Contexto Educativo”. A formação conta com 88 alunos das áreas de Educação Básica e de Educação de Infância e as aulas decorrem ate dia 22 de junho, num total de 48 horas.

Ambas as atividades fazem parte do projeto "Cultura i nô balur", desenvolvido pela FEC em parceria com a ENGIM Guiné-Bissau, a Universidade Católica da Guiné-Bissau, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a Associação de Escritores da Guiné-Bissau e a Afectos Com Letras ONGD, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau, da Misereor e do Instituto Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário