terça-feira, 4 de junho de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS FORMADORES



De 24 a 27 de Abril, quinta-feira a sábado na oitava de Páscoa, a Comissão Diocesana da Catequese realizou, pela primeira vez, uma formação para os catequistas formadores, com o objectivo de reforçar  formação dos catequistas na Diocese. A formação que decorreu na Paróquia Nossa Senhora da Graça em Bafatá, contou com  a participação de 5 catequistas, 02 da Paróquia Nossa Senhora da Graça-Bafatá, 01 da Paróquia Nossa Senhora da Consolata-Empada, 01 da Paróquia Santa Isabel de Gabú e 01 da Paróquia São José de Bolama.
No primeiro dia de Formação, 24 de Abril, Pe. Avito José de Araújo fez uma introdução à Sagrada Escritura na parte da manhã, na parte da tarde,  ensinou aos catequistas os métodos da interpretação dos textos Bíblicos.
No segundo dia, 25 de Abril, antes do início da formação, o nosso Bispo, Dom Pedro Zilli, visitou os catequistas na presença do Coordenador Diocesano da Catequese, Pe. Paulo de Pina Araújo e dos dois coordenadores, de sector Pastoral Leste e Sul, irmã Florinda da Costa Sá e Pe. Augusto Mutna Tambá, respectivamente. Pe. Paulo de Pina explicou ao bispo a razão pela qual a Comissão da Catequese organizou a referida formação, falou também dos temas que vão ser desenvolvidos e dos oradores. O bispo, ao usar da palavra falou da importância da formação dos catequistas, lembrou de alguns anos atrás, em que, segundo ele, a formação dos catequistas era uma das preocupações mais fortes na Igreja da Guiné-Bissau, acrescentou que a Comissão da Catequese era a única existente. Comentou que as formações para os catequistas duravam vários dias para que estes pudessem adquirir conhecimentos necessários para dar a catequese. Agradeceu a Comissão pela iniciativa de formar alguns catequistas  formadores de outros catequistas, o que, para ele, vai ajudar bastante na capacitação destes na Diocese. Os catequistas formandos ficaram muito contentes com a presença do Bispo, lamentaram da fraqueza do ardor missionário hoje, fato que para eles está sendo motivado pelo empenho excessivo dos missionários no campo social, mais que no processo da Evangelização. Depois deste momento, com a ajuda da Irmã  Alessandra Bonfanti, das Missionárias da Imaculada, os catequistas aprenderam sobre a organização da catequese nas nossas dioceses segundo os Directórios Catequéticos de Adultos, de Crianças e Adolescentes, feitos no ano 2007 em versão experimental. Na parte da tarde, a Irmã fez uma abordagem sobre a metodologia catequética.


No terceiro dia, 26 de Abril, Pe. Augusto Mutna Tamba, coordenador de Catequese no sector Pastoral Sul, falou aos catequistas dos 10 mandamentos da Lei de Deus. Na sua abordagem, ele tentou contextualizar os 10 mandamentos na realidade guineense, o que motivou muito os catequistas a participarem com questões e contribuições.
No último dia, 27 de Abril, na parte da manhã. Pe. Paulo de Pina Araújo, Coordenador Diocesano de Catequese, falou sobre o tema da inculturação. Na sua explanação, explicou o sentido da palavra inculturação segundo o ensinamento da Igreja. Falou também da Religião Tradicional e dos aspectos básicos que constituem esta Religião. Depois, juntamente com os catequistas, refletiu sobre aspectos compatíveis e incompatíveis desta religião com a fé cristã. Este tema também foi muito bem participado, pois constitui o maior desafio que o processo da evangelização enfrenta na nossa Igreja da Guiné-Bissau.
Na parte da tarde, Pe. Paulo concluiu o tema da Inculturação e introduziu o tema sobre o projecto Pastoral do triénio 2018-2021: “IGREJA TA KONTA VANJELIU KU ALEGRIA”. Tentou fazer uma panorâmica histórica que motivou a produção do Projeto e explicou o sentido do tema escolhido para este ano Pastoral, 2018-2019: “Bo bin, no bai”.
No fim, os catequistas fizeram um balanço daquilo que foi o encontro. Todos agradeceram pela oportunidade de participar da primeira formação do género na diocese, enalteceram a importância dos temas abordados e pediram que, na próxima vez os dias de formação sejam alargados e que o tema da inculturação seja retomado, não só para eles mas também para outros grupos e movimentos, pois é algo crucial.
Pe. Paulo de Pina, agradeceu muito aos catequistas pela paciência e disponibilidade que tiveram e lhes pediu que procurem por tudo o que receberam na prática, para que outros catequistas sejam bem formados.
No domingo, dia 28 de Abril, os catequistas participaram da missa na Sé Catedral de Bafatá, missa presidida pelo bispo Dom Pedro. No fim da Missa agradeceram e despediram a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário