quarta-feira, 1 de maio de 2019

IGREJA DA GUINÉ-BISSAU ACOLHEU A VISITA DE DOM ANUAR BATTISTI




Nos dias 23 de março a  04 de abril, a Igreja da Guiné-Bissau alegrou-se com a visita do  Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, PR. Ele veio em companhia do Pe. Cesar Braga de Paula da Arquidiocese de Londrina, PR. Pe. Cesar já esteve por duas vezes na Guiné-Bissau, dando aulas de Direito Canônico aos nossos seminaristas, em janeiro 2006 e janeiro 2007. Nos dias em que esteve conosco, Dom Anuar encontrou os missionários de sua arquidiocese, os missionários da Missão Católica São Paulo VI de Quebo, Diocese de Bafatá, sob a responsabilidade do Estado do Paraná, participou de momentos eclesiais, encontrou os bispos, sacerdotes, orientou o retiro do clero diocesano das dioceses de Bissau e Bafatá, no Centro de Espiritualidade de Ndame, inaugurou e abençoou um pavilhão de 04 salas de aulas, em Bolama, oferecido pelo Pe. Gerhard Schneider, sacerdote de sua arquidiocese, falecido no dia 13 de novembro de 2017.

No retiro

O retiro com os sacerdotes diocesanos e seus bispos, e a inauguração e bênção das quarto salas de aulas, em Bolama, foram os dois momentos mais marcantes da sua visita entre nós. Relativamente ao retiro, o Clero Diocesano da Guiné-Bissau, reunido em Bafatá, nos dias 24 e 25 de Abril,  para o seu segundo encontro do Ano Pastoral 2018-2019, enviou a seguinte mensagem ao Dom Anuar:  “Nós, sacerdotes presentes no encontro, recordamos o bom momento que o senhor passou conosco, e com nossos três bispos, durante o retiro da Quaresma, nos dias 25 a 28 de março passado, no Centro de Espiritualidade de Ndame.  A  intensa espiritualidade e a  experiência de fraternidade  sacerdotal enriqueceram o nosso ministério. Por essa razão, agradecemos, do fundo do coração, a sua disponibilidade, o testemunho de vida e de amor que o senhor nos transmitiu. Muito obrigado. Esperamos poder reviver mais uma vez essa experiência com o senhor ou com outro irmão Bispo do Paraná”.



Os participantes no retiro ficaram muito gratos com o que Dom Anuar disse no final daqueles 04 dias de oração e escuta da Palavra de Deus: “vocês são um presbitério alegre. Que vocês possam continuar vivendo a alegria do sacerdócio para a construção de uma Igreja sempre mais linda”.


Em Bolama
A inauguração e bênção do pavilhão de 04 salas de aulas para o Liceu Maria Montessori, em Bolama, que começou a ser utilizado no dia 11 de dezembro  de 2017, de manhã e à tarde, teve lugar no dia 30 de março, sábado à tarde.  O ato, presidido por Dom Anuar, contou com as  presenças de Dom Pedro Zilli, Pe. Cesar Braga, Pe. Abraão A. Sambu, Pároco de Bolama, Adriana Nishiyama e Maria Madalena Lúcio (as duas Missionarias de Maringá), Sr. Dionísio António Gomes (Governador da Região Bolama-Bijagós), o Sr. Pierre Mendes, Diretor do Liceu, a Sra. Rosa Caetano da Silva (Delegada Adjunto Regional de Saúde),  e várias autoridades civis religiosas, alunos e comunidade local.  No evento, Dom Pedro falou da sua alegria pela “visita do Dom Anuar na Guiné e, de modo especial em Bolama, para  um ato que fortalece, ainda mais, a boa colaboração entre a Diocese de Bafatá e a Arquidiocese Maringá”. 


Dom Anuar saudou a “mesa de honra”, as crianças que, “através do espaço oferecido pelo Pe. Gerhard Schneider, terão uma educação de mais qualidade”. Realçou que o “pavilhão foi a última obra do generoso sacerdote”. Uma aluna, em nome dos colegas, falou “da profunda gratidão pelo sacrifício do Pe. Schneider em oferecer aos alunos um espaço favorável para o seu aprendizado”. O Diretor da Escola, Pierre Mendes, enfatizou que “o pavilhão beneficiará Bolama, nossas famílias, nossos filhos”. Pe. Abraão agradeceu a Deus pela obra, “como um grande contributo para o desenvolvimento da sociedade”. Agradeceu os “hospedes pelo sacrifício para estarem em Bolama”. O Sr. Dionísio Gomes disse ser, para ele, “uma honra testemunhar este ato de inauguração e bênção do pavilhão”. Pediu aos “utentes um bom uso da obra para que ela dure mais”. Em Bolama, Dom Anuar presidiu a missa dominical do dia 31 de março, 4º Domingo da Quaresma.
No Seminário Maior

Alem de Ndame e Bolama, Dom Anuar, presidiu a celebração da  missa dominical no dia 24 de março, 3º Domingo da Quaresma, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Bissau; celebrou no Seminário Maior Interdiocesano “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau; visitou a Paroquia de Nhoma, onde a Madalena está em missão; visitou Quebo, Tite, Gabu. Bafatá foi a base tanto para Dom Anuar como para o Pe. Cesar.
Em Quebo
Durante a sua presença no nosso meio, Dom Anuar não deixou de sublinhar que esta era a primeira vez que vem à Africa e que agradece a Deus por este dom maravilhoso de conhecer um outro país, um outro continente, uma outra Igreja, a mesma Igreja de Jesus Cristo.
Em Nhoma
Numa entrevista à Radio Católica “Sol Mansi”, na segunda-feira, dia 25 de março, Dom Anuar disse: “Faremos a experiência do retiro espiritual até quinta-feira (28) à tarde e na sexta-feira (29) vamos para Bafatá onde depois seguiremos para Bolama para inaugurar oficialmente quatro salas de um centro educacional construído com o dinheiro de um sacerdote idoso e doente da arquidiocese de Maringá. Este dinheiro era fruto de uma herança”; Dom Anuar  disse também: “queremos visitar o hospital de Bafatá, o centro de saúde de Quebo e as casas das mães, porque, entre as coisas que  Dom Pedro Zilli nos pediu são os remédios. Ele nos mandou uma lista de remédios: antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e nós trouxemos bastantes remédios para as casas das mães”.

Dom Pedro, Dom Anuar, Pe, Cesar e Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário