quarta-feira, 8 de maio de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: FORMAÇÃO LITÚRGICA PARA O SETOR PASTORAL LESTE





Com o tema “LITURGIA INCULTURADA, decorreu nos dias 5 a 7 de abril, sexta-feira a domingo, na Paróquia Nossa Senhora da Graça-Bafatá, o primeiro encontro de formação de Liturgia do Ano Pastoral 2018/2019, do sector Pastoral Leste,  da Diocese de Bafatá. Neste encontro estiveram presentes mais de 20 pessoas ligadas a Liturgia, provenientes das Paróquias Nossa Senhora da Graça de Bafatá, Santa Isabel de Gabu, Imaculado Coração de Maria de Bambadinca, Paróquia São Daniel Comboni de Bafatá e da Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes de Contuboel.
No primeiro dia do encontro, dia 5 de Abril, chegaram os participantes. À noite, o Pe. Paulo de Pina Araújo, orador do tema, fez uma pequena introdução sobre o assunto. Após este momento foi apresentado o filme intitulado “ O GRANDE MILAGRE”,  que fala da importância da Santa Missa, das graças que dela se recebe quando é bem participada.
No segundo dia, 06 de Abril, Pe. Paulo desenvolveu o tema sobre a Liturgia Inculturada. Na sua abordagem, ele explicou o sentido da palavra Liturgia e da palavra Inculturação. Referiu que, no contexto da Guiné-Bissau, quando se fala da inculturação deve-se pensar, sobretudo,  na relação com a Religião Tradicional, donde quase todos os cristãos católicos. Explicou o conceito da Religião Tradicional e dos elementos que constituem a base dessa religião.
Depois deste momento, organizou um  trabalho de grupo para os participantes, no sentido de buscarem elementos das suas culturas que poderiam ser usados na liturgia católica.
Terminados os trabalhos, cada grupo fez a sua apresentação, nessa apresentação saíram muitas ideias boas, como o sentido do sagrado, o valor do silêncio, o uso de certos objetos e símbolos que na tradição são bem valorizados, como a cabaça, panos, certos instrumentos musicais que não contrariam a fé cristã.  Sublinhou-se, no entanto, a importância de se estudar a fundo o sentido de cada elemento que se usa na tradição antes de os colocar na liturgia da Igreja. Pe. Paulo reforçou ainda que a inculturação da liturgia deve ser feita por pessoas competentes, além de mais, o bispo diocesano deve aprovar certos elementos para que possam ter um carácter definitivo na diocese. Comentou  que existem aspectos que só o Vaticano pode aprovar. Por isso, pediu que ninguém tente colocar elementos da tradição na liturgia de sua livre iniciativa, sem antes entrar em contato com as autoridades da Igreja.
No dia 07, domingo, depois da Santa Missa na Sé Catedral de Bafatá, Pe. Paulo fez a ultima palestra do encontro, em que falou do sentido da Liturgia na Igreja Católica.
Depois desta palestra, os participantes fizeram o balanço do encontro. Todos ficaram contentes por aprenderem muita coisa nova que antes não sabiam. Disseram que vão levar para as suas paróquias e comunidades, sobretudo as questões mais sérias da Religião Tradicional, como o fanado, a família, o sentido da morte, o problema do medo…, mas também os valores, como o sentido do sagrado, o respeito, a solidariedade…
No fim, a Irmã Ivanilda, coordenadora da Liturgia no Setor Pastoral Leste, agradeceu ao Pe. Paulo e os participantes pela disponibilidade. Pediu para que levem tudo o que aprenderam para as paróquias e comunidades.









Nenhum comentário:

Postar um comentário