quinta-feira, 9 de maio de 2019

DOM PEDRO ZILLI: VISITA PASTORAL A TITE






De quinta a segunda-feira, dias 11 a 15 de abril, Dom Pedro realizou sua visita pastoral à Comunidade São Pedro de Tite. Na quinta-feira, depois da oração das Vésperas com a comunidade, participou da reunião como grupo de vocacionados, sob a coordenação do Pe. Lúcio Espindola Santos, Assistente Pastoral da Missão. Pe. Lúcio meditou com o grupo, Efésios 1,3-7, com especial atenção ao v. 3: “(Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo), nos predestinou para sermos seus filhos adoptivos por Jesus Cristo”; 
Dom Pedro, tomando a palavra, falou da Exortação Quaresmal 2019, da Conferência Episcopal do  Senegal, Mauritânia, Cabo Verde, Guiné-Bissau. Concentrou sua atenção no número 1.2, onde se diz que “ser cristão, é, portanto, viver neste mundo como cristo…”. Na manhã de sexta-feira, após à celebração da Santa Missa e Laudes, em Tite, com Pe. Lúcio, Dom Pedro visitou as tabancas de N’Dekt e Enchude. 

À tarde, o bispo presidiu a celebração da Via-Sacra em Tite, com uma boa e animada participação de fieis e, logo a seguir, a celebração das Vésperas. No sábado de manhã, com Pe. Lúcio, Dom Pedro orientou o Retiro para um grupo de adultos de Tite e mesmo de tabancas. Dois temas foram a base para o Retiro: a Quaresma, Semana Santa e Páscoa; O Projeto Pastoral 2018-2021. O Retiro foi encerrado na capela, pelas 13 horas,  com a oração do Terço. Em cada mistério, proclamava-se uns versículos de Lucas 24, 13-35: “Os discípulos de Emaús: o Ressuscitado é o sentido das Escrituras”; Isto proque, o Projeto Diocesano de Pastoral, tem como guia o v. 25: “Jesus se aproximou e caminhou com eles”. Em cada mistério, proclamava-se também algumas palavras da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019, cujo lema é: “A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus”(Rom. 8,19).

À noite, com Pe. Lúcio, Dom Pedro visitou a Tabanca de Ponta Nobu para a catequese das crianças, adolescentes, jovens e adultos. A comunidade manifestou sua alegria pela presença do bispo e pelo bom e animado modo com que a catequese foi conduzida. No domingo, dia 14, a grande Solenidade do “Domingo de Ramos na Paixão do Senhor”. A celebração, muito bem preparada, foi muito linda, com uma boa participação de fieis, não somente de Tite, mas também de tabancas vizinhas.

No final da celebração, Dom Pedro agradeceu ao Pe. Lucio, Divino Oleiro e a própria comunidade cristã pelo bom acolhimento nos dias transcorridos em Tite. Disse ter compreendido, ainda melhor, os desafios “nas suas mais variadas frentes de atuação da Missão”. Ressaltou “ter compreendido, ainda melhor, toda a beleza do caminho que está a ser percorrido”. Exortou a todos a continuarem a caminhada, “com entusiasmo renovado na Semana Santa e na Páscoa”.
Na segunda-feira, 15, de manhã, após à celebração da Missa da Segunda-Feira Santa, Dom Pedro retornou a Bafatá, agradecido ao Senhor pelo dom do episcopado a serviço da Missão.

Armando, Dom Pedro, Manuel, Ricardo
Presença significativa foi a dos 03 amigos portugueses: Sr. Ricardo Seara Moreira de Abreu, o Sr. Armando Gonçalo da Silva Oliveira e o Sr. Manuel Guedes Gonçalves.  Eles são da Junta da Freguesia de Arcozelo, Portugal. Trouxeram malas cheias de medicamentos, roupas, cadernos, bonés, terços, lápis, esferográficas, etc. Manuel nasceu em Bissau no dia 16 de dezembro de 1938 e foi baptizado. Voltou para Portugal aos dois anos de idade. Seu sonho era retornar, um dia, à Guiné. Ricardo e Armando foram militares na Região de Quinara nos anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário