quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CONSELHO CARITAS BAFATÁ INICIA PROJETOS DE MICROFINANÇA

Reunião de início do projeto SILC entre Caritas Bafatá e CRS Senegal
Nos dias 18 e 19 de janeiro, quarta e quinta-feira, na cúria diocesana, a equipe da Catholic Relief Services (CRS) do Senegal  encontrou-se com o Conselho Caritas Bafatá, para a reunião do lançamento do projeto de microfinança nas Regiões de Bafatá e Gabu que prevê a implantação em 48 tabancas em Bafatá e 48  em Gabu, totalizando 96  SILC.

Equipe CRS Senegal e Conselho Caritas Bafatá 
Este projeto implantará a metodologia de Poupança e Crédito comunitário nas tabancas através de provedores internos, ou seja, com o investimento dos integrantes de cada tabanca. Com esta forma de microcrédito, conhecida como método SILC (Savings and Internal Lending Communities), o CSR obteve grande êxito nas suas atividades em Casamance/Senegal com um projeto similar desde 2009. Pelas semelhanças culturais, étnicas e ambientais espera-se uma resposta positiva da Guiné-Bissau.
A implementação de comunidades de poupança e empréstimo interno (SILC) é uma iniciativa que fomentará o potencial financeiro das populações pobres nas áreas rurais e incentivará a cultura de poupança nestas mesmas áreas. Os SILC são guiados pelo princípio da autoavaliação individual antes da adesão como um membro. Durante a formação desses grupos, os membros investem suas próprias economias e, em seguida, fazem empréstimos para outros membros que necessitem alguma ajuda. Os lucros são compartilhados no final do ciclo financeiro entre os proprios membros, em proporção à poupança de entrada individual.

CRS ilustrando um grupo de SILC numa tabanca no Senegal
Como os grupos formados têm necessidade constante de acompanhamento, o CRS financiará, durante 18 meses, uma equipe capaz de prestar suporte a toda área de intervenção deste projeto.
No referido encontro dos dias 18 e 19, foi feita a apresentação da equipe proposta pela Caritas com um gestor de projeto e dois supervisores, os quais farão o recrutamento e a certificação de 16 agentes comunitários no terreno, que auxiliarão constantemente na administração do serviço de empréstimo privado de cada tabanca.

Agentes do Terreno recebendo a certificação no Senegal 
A reunião de lançamento do projeto contou com a presença de cinco (05) membros da CRS Senegal, entre eles o Sr. Daouda Sonko, coordenador de projetos do CRS Senegal, que salientou o sucesso deste modelo em 31 países distintos, alcançando nas comunidades carentes a diversificação de negócios, pela facilidade de empréstimo de recursos e baixas taxas de juros propiciados pelo modelo SILC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário