sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

AJOPAIS EM FORMAÇÃO


Nos dias 27 a 29 de janeiro, sexta-feira a domingo, realizou-se em Bambadinca, uma formação a nível diocesano para os jovens pais e mães, com filhos antes do matrimónio. Na formação, com cerca de 30 participantes, foram tratados os seguintes temas: 1. causas e consequências do aborto, orado pelo Doutor David. 2. Posição da Igreja sobre o pecado do aborto, orado pelo Pe. Francisco Fernandes. 3. Valor do matrimónio cristão, orado pelo Pe. Maio da Silva. Antes da apresentação dos temas, foi exibido um documentário intitulado “Vida a dois”, apresentado pela Irma Maria Salomé Pinto.


 No sábado de manhã, Dom Pedro Zilli esteve com os jovens pais. Ao dirigir-lhes algumas palavras, não escondeu o paradoxo que pode existir quando se fala em AJOPAIS – Associação Jovens Pais - institucionalizando o grupo, como fosse dado a ele, uma carta-branca para dizer que os jovens podem ter filhos antes do casamento e depois se associarem dentro da Igreja. Ressaltou que a Igreja “sonha algo diferente para os jovens”. Por outro lado, Dom Pedro mostrou-se contente pelo fato de os filhos terem tido a graça de nascerem, não tendo sido abortados, e pelo fato de ver os jovens pais interessados em continuar sua formação cristã em vista do matrimónio. Durante a partilha, os participantes sublinharam algumas causas que levam à demora para se casarem: 1. medo da responsabilidade; 2. falta de meios económicos; 3. falta de fé na Providencia Divina. 


No final Pe. Maio, coordenador diocesano da juventude, pediu aos participantes que levem a sério os compromisso assumido e que não deixem de ser cristãos no relacionamento enquanto jovens pais.  Assim a formação foi encerada com a missa dominical presidida pelo Pe. Dingana Siga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário