sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

BAFATÁ, ENCONTRO DIOCESANO DA FAMÍLIA


De sexta-feira a domingo – dias 17 a 19 de fevereiro, 63 pessoas participaram do encontro diocesano das famílias das paróquias e missões da Diocese de Bafatá. O encontro que foi marcado por momentos intensos de oração e de participação na Santa Missa, foi pontuado pelos seguintes temas: O matrimônio na Bíblia, orientada pelo Pe. José Pizzoli; Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, Pe. José Pizzoli; O matrimônio como sacramento, Pe. Antonio Ambona; O casamento tradicional, Pe. Alberto Gomes.

No domingo, após a participação na Santa Missa na Sé Catedral, presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada pelos padres Alberto Gomes, António Ambona e Lúcio Espíndola Santos, os casais se reuniram para uma avaliação daquilo que foi o encontro. Entre os pontos positivos, o grupo sublimou a importância dos temas apresentados; bom acolhimento por parte da Bafatá; maior compreensão da beleza do matrimônio e aprofundamento de que as dificuldades inevitáveis são superáveis na fé, no amor ao sacramento e na oração. A formação ajudou muito na animação da vida familiar; o testemunho dos casais Diácono Pedro e Salete Lang, Leandro e Perola e Tcham Bedamone e Maria Augusta marcou profundamente os participantes, deixando-os “encantados”.  No que se refere ao que se deveria melhorar, foi dito que os temas eram muitos para tão pouco tempo; necessidade de mais testemunhos de casais nacionais para ver como “enfrentar e superar as dificuldades matrimoniais”; pouca participação das famílias de Bafatá.


Foram dadas algumas sugestões para os encontros futuros: que os párocos sensibilizem as famílias para uma maior participação, dever-se-ia ter mais tempo para o aprofundando dos temas “de modo que se saia do encontro com ideias mais maduras sobre a vivência familiar”; convidar os jovens a participar dos encontros; necessidade de uma manual de formação familiar; necessidade de maior suporte econômico aos casais para a sua participação nos encontros; que se fale da educação dos filhos; da religião tradicional africana para “um discernimento dos seus valores e contra valores a serem integrados ou não no cristianismo”.


Dom Pedro que participou no momento da avaliação agradeceu a comissão diocesana da família, cujo coordenador é o Pe. António Ambona. Agradeceu igualmente todos os participantes pelo esforço de deixar suas casas para vir participar do encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário