segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SETOR PASTORAL SUL REUNIU-SE

Padres do Setor Pastoral e hóspedes 
Após à Santa Missa presidida por Dom Pedro Zilli, sob a presidência do Pe. Fábio Motta e com a presença de Dom Pedro, no dia 19 de janeiro, quinta-feira, na Paróquia Santa Cruz de Buba, o Setor Pastoral Sul da Diocese de Bafatá reuniu-se para tratar os seguintes assuntos: apresentação da Missão Católica de Cacine a ser inaugurada no domingo, dia 22 de janeiro; apresentação do Projeto da Escola Profissional Agrícola em Buba; atualização sobre o trabalho de revisão do Projeto Pastoral Diocesano e Estrutura Diocesana da Pastoral; partilha sobre propostas de temas para o próximo Plano Diocesano de Ação Pastoral 2017-2020; Sugestões/comentários acerca do “Diretório Catequético sobre a Iniciação Cristã das Crianças e Adolescentes”, aprovado “ad experimentum”, em janeiro de 2010; comunicações do bispo. 


Relativamente a Cacine, Pe. Daniel Aliou Mané recordou que a Missão foi oficialmente criada no dia 24 de novembro de 2014, com a presença de sua Congregação, os Oblatos de Maria Imaculada (OMI) e que antes, aquela cidade nunca havia beneficiado da presença de missionários residentes. Sublinhou que a casa, a ser inaugurada no dia 22 de janeiro, “foi construída com muito amor, sacrifício, fraternidade, solidariedade e generosidade”. Pe. Carlos Andolfi ressaltou que, “nos primeiros tempos, a missão foi muito ajudada pelo Pastor Walberto da Igreja Evangélica e pelas Missionárias da Imaculada que estavam em Cafal até maio de 2016”. Dom Pedro Zilli agradeceu as Pontifícias Obras Missionarias, as Irmãs de São Pedro Claver, o PIME, uma Paróquia de Milão, e sobretudo, os Oblatos e seus benfeitores pela abertura da Missão em Cacine.



Tendo presentes as sugestões dadas pelo Conselho Presbiteral, dos dias 11 e 12 de janeiro, e o Documento Preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, os participantes deram sugestões de temas para os próximos 03 anos do Plano de Ação Pastoral da Diocese. Alguns salientaram o tema da vocação cristã em todos os seus aspetos, referindo-se às palavras de São Paulo na Segunda Carta aos Coríntios, "em Cristo somos criaturas novas" (cf. 2ª Cor. 5,17). Em particular, falou-se da juventude e da necessidade de caminhar com os jovens para ajudá-los a resgatar os valores e levá-los à transformação da sociedade. Sublinhou-se que, por vezes são tímidos na própria fé, com fraca vida de oração e de participação na vida eclesial e pouco estudo da Palavra de Deus. Outros, face ao fenómeno do regresso às práticas tradicionais de muitos cristãos, propuseram realçar o tema da fé na Igreja Católica e o seu relacionamento com o processo de inculturação. Nesta perspetiva, alguns participantes acrescentaram a necessidade de enraizar a fé através da escuta da Palavra de Deus e do estudo da Sagrada Escritura, animados pela chegada das Bíblias do Brasil. O tema da Ecologia e do cuidado da “casa comum” foi também apresentado tendo como referencia a Encíclica "Laudato Si" do Papa Francisco.


Novo refeitório da casa paroquial de Buba
Nas “comunicações do bispo”, Dom Pedro falou do Retiro PIME e Missionárias da Imaculada nos dias 22-27 de janeiro; da Inauguração do Jardim Infantil de Bolama no dia 15 de fevereiro; do encontro diocesano de famílias, em Bafatá, nos dias 16 a 18 de fevereiro; do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel a ter lugar em Dakar nos dias 21 a 25 de fevereiro; da Assembleia da Caritas Guiné-Bissau nos dias 04-05 de maio; do Secretariado de Pastoral Alargado da Diocese de Bafatá, nos dias 06-08 de junho. Convidou a todos a rezarem pelo bom êxito das celebrações dos 40 anos da Diocese de Bissau e do seu primeiro sínodo, sublinhando que “um sínodo é um bem para toda a Igreja e que, portanto, também a Diocese de Bafatá será beneficiada”. Todos os presentes se alegraram pelo novo refeitório e cozinha da casa paroquial de Buba. O Pároco, Pe. Admir Isnaba Tamba agradeceu a todos os que contribuíram para a realização da obra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário